sábado, 19 de abril de 2014

Cinema Pela Verdade 3ª Edição


Acontece em Curitiba no mês de maio a 3ª edição do Fetival Cinema Pela Verdade, uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil e suas consequências. Em 2014, o projeto acontece simultaneamente em universidades das 27 unidades da federação entre abril e maio. Durante o evento, serão exibidos filmes que abordem este período da história do Brasil. Será promovido ainda um debate com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas de movimentos sociais e culturais de nosso estado, além de participações especiais dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes exibidos. Para repensar e revisitar este momento histórico é que o projeto Cinema pela Verdade aposta na utilização de material audiovisual como um excelente instrumento de resgate da memória e, a partir dos debates, criar um espaço para a troca de conhecimento entre debatedores e estudantes.


A Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR) será palco das primeiras sessões de filmes da Mostra Cinema pela Verdade, em Curitiba. Nos dias 08 e 09 de maio, serão exibidos respectivamente os documentários Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes, Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido de forma coletiva pela Ong Acesso e Repare Bem, de Maria de Medeiros. E nos dias 14 e 15 de maio teremos sessões na Cinemateca de Curitiba reprisando os dois primeiros títulos apresentados na FAP.


Os filmes apresentados este ano serão:


Repare Bem, de Maria de Medeiros
Documentário, 10 anos, 95 min., França, Itália, Brasil, 2012
Sinopse: O jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri” morre em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. Sua companheira, Denise Crispim, perseguida e presa durante a sua gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento de Eduarda. Lá, encontra seus pais exilados, os quais dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. A violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersar pelo mundo.


Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes
Documentário, 14 anos, 73 minutos, Brasil, 2010
Sinopse: Camponeses falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os militantes do PC do B que lutaram na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.


Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido pela ONG Acesso
Documentário, 10 anos, 54 minutos, Brasil

Sinopse: O filme tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós-Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições estatais brasileiras. Apresenta também imagens do projeto que levou este debate para os mais variados públicos (quilombolas, universitário, LGBTT, assentados do MST, comunidades periféricas, etc) desenvolvido pela Acesso - Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Comissão de Anistia. 
 
Serviço:


DATA: 08/05/2014
HORA: 16:00 
LOCAL: FAP/UNESPAR - Auditório Antônio Melillo (Rua dos Funcionários, 1357 - Cabral)
FILME: Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes


DATA: 09/05/2014
HORA: 14:00 
LOCAL: FAP/UNESPAR - Auditório Antônio Melillo (Rua dos Funcionários, 1357 - Cabral)
FILME: Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido pela ONG Acesso


DATA: 09/05/2014
HORA: 19:00
LOCAL: FAP/UNESPAR - Auditório Antônio Melillo (Rua dos Funcionários, 1357 - Cabral)
FILME: Repare Bem, de Maria de Medeiros


DATA: 14/05/14
HORA: 20h
LOCAL: Cinemateca de Curitiba - Endereço Rua Carlos Cavalcanti, 1174. São Francisco.
FILME: Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes


DATA: 15/05/14
HORA: 20h
LOCAL: Cinemateca de Curitiba - Endereço Rua Carlos Cavalcanti, 1174. São Francisco.
FILME: Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido pela ONG Acesso


Todas as sessões serão seguidas de debate.


Para outras informações acesse
https://www.facebook.com/CinemaPelaVerdade


Joel Batista
Agente Mobilizador Cinema Pela Verdade
41 9213 4582

Apoio: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário