terça-feira, 18 de outubro de 2022

Sessão Além-Mar: curtas inéditos portugueses

Em 23 de outubro, uma sessão especial com a estreia de dois curtas-metragens inéditos de realizadores portugueses independentes na Cinemateca de Curitiba. Entrada franca!

Pela primeira vez no Brasil, os trabalhos mais recentes de dois dos cineastas mais indômitos e criativos de Portugal: Nelson Fernandes e Mário Fernandes.

Nelson apresenta NÓS, poderosa animação de stop motion feita de forma totalmente independente, mesclando diversas técnicas. O filme já esteve presente em 85 festivais internacionais e será acompanhado de seu making off, oportunidade para descobrirmos os segredos das imagens que compõe seu filme.

Mário Fernandes completa seu díptico grego de amor e passagem do tempo em MNEMOSYNE, que será exibido pela primeira vez fora de Portugal. A partir dos versos de Propércio, o realizador investiga novamente o luto em um filme de vento, luto e poesia após The Last Day of Leonard Cohen In Hydra – que também integra a sessão.

Sobre os realizadores:

Zina Caramelo é o nosso Norman McLaren da animação pelas suas preocupações existenciais no homem em conflito consigo próprio. Uma dúzia de folhas dependuradas num estendal ostentam grandes bolhas de oxigénio debaixo de água e estes desenhos pertencem ao filme citado acima que transporta de imediato o visitante para um universo estranho e subjugante. Zina Caramelo usa o seu nome de Nelson Fernandes para assinar os seus filmes e foi com ele que ganhou vários prémios nacionais e internacionais.
- Manuel da Silva Ramos, sobre NÓS. Texto completo aqui.

Estes trinta minutos de cinema magnético, de amor sublime, de amor louco, são inusitados na sétima arte portuguesa e constituem a partir de agora das coisas mais belas e fulgurantes que se fizeram nos últimos tempos em Portugal. E isso porque Mário Fernandes é, apesar dos seus trinta e três anos, um dos cineastas mais cultos do nosso país, e, sem dúvidas nenhumas, aquele que sabe melhor ler a literatura. Com a Grécia em pano de fundo, o cineasta desnuda-se e dá-nos um retrato poderosíssimo de si próprio.
- Manuel da Silva Ramos, sobre The Last Day of Leonard Cohen In Hydra. Texto completo aqui.

"...vamos ver The Last Day of Leonard Cohen in Hydra, que novamente não vai corresponder ao esperado nem às expectativas, numa atitude e num trabalho que é menos experimental – modelo já completamente viciado e académico e que hoje em dia vai correspondendo ao anunciado nas sinopses e na imprensa – e que tem tudo a ver com a aventura, com o desbravar terreno, neste caso, captar, perseguir, transfigurar, reter a luz em questão. (...)  Tudo se parece passar realmente num único dia, como nos diz o título, no último dia. E numa luta e numa tensão primordiais. Uma luta entre a incandescência e o fogo com a claridade e a água. Nunca se sabendo quais destes representa o negro, a consumição. Não é seguro que seja o fogo a devorar o que há para devorar e que o branco signifique a alvorada e o recomeço. Estamos no princípio da tensão. Nada é preto no branco e o entrelaçamento, a comunhão e a ruptura são a matéria principal e em causa deste abismo; que tal como a voz-off e toda a musicalidade intrínseca, a partir de um certo ponto, algures naquela floresta de símbolos, se volve sonoridade concreta, parecendo, como por golpes mágicos ou naturais, pertencer à imagem e à sua envolvência, cinema puramente sonoro. O resto é um mistério, ou sem história ou com as histórias de todos os seres que amaram e destroçaram algo por uma educação no mundo, é a impossível combinação do policial sem pais nem filhos do Professione: reporter de Michelangelo Antonioni com o lento cerimonial de Sergio Leone aparentemente contradicto pela lembrança de F.W. Murnau. Mais uma vez, vamos estar aonde nunca pensamos. Mudo... Sou o mesmo... Mudo... Sou o mesmo..."
- José Oliveira, sobre The Last Day of Leonard Cohen In Hydra. Texto completo aqui.

Programação completa:



NÓS

(POR, 2021, 5 min., animação, indicação livre)
Direção: Nelson Fernandes.
NÓS é um curta-metragem de animação que mistura diversas técnicas de stop motion, propondo uma viagem pela conflitiva condição humana. Guerra, solidão, natureza, travessias e sonhos partidos são alguns dos aspectos recorrentes neste poema animado em papel.


Making of completo do "NÓS"

(POR, 2021, 10min., documentário, indicação livre)

Direção: Nelson Fernandes.

O documentário revela o processo artístico da animação e suas diversas técnicas artesanais utilizadas.


The Last Day of Leonard Cohen In Hydra
(POR, 2018, 29 min., drama, 14 anos, legendado)
Direção: Mário Fernandes.
Um detetive sentimental obcecado por uma fotografia com as memórias de Leonard Cohen e Marianne Ihlen na ilha de Hidra, na Grécia.


Mnemosyne
(POR, 2022, 16 min., drama, 14 anos, legendado)
Direção: Mário Fernandes.
Elenco: Loukia Batsi
Elegia cinematográfica a partir de Propércio, “Mnemosyne” é a viagem de uma mulher enlutada pela Grécia de todos os tempos.

(Duração total aproximada do programa: 60 minutos + debate após a sessão)

Serviço:

Sessão Além-mar: curtas portugueses inéditos [NÓS, Making off de NÓS, The Last Day of Leonard Cohen In Hydra e Mnemosyne]
Domingo, 23/10
Às 18h
Duração: 60 minutos + conversa sobre os filmes
Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174- São Francisco)
(41) 3321-3552.
ENTRADA FRANCA

Programação e produção: Giovanni Comodo
Arte: @heitkoeter
Apoio: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário