quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Clube do Filme: A Religiosa Portuguesa + Como Fernando Pessoa salvou Portugal

O Clube do Filme do Atalante continua com seu novo ciclo: o Cinema de Eugène Green.

Toda última quinta-feira do mês, nos reunimos para uma discussão de um filme e textos relacionados, agora abordando a obra de um dos cineastas mais interessantes e encantadores deste século.

Em agosto, um programa duplo: "A Religiosa Portuguesa" (2009, 122 min.) e "Como Fernando Pessoa salvou Portugal" (2018, 16 min.).

Nosso encontro será no dia 31 de agosto, quinta-feira, às 19h15, via Jitsi, ao vivo, entrada livre e gratuita.


"Aqui [em A Religiosa Portuguesa], a religião encontra-se presente como ordem e, ao mesmo tempo, como mistério. Ela converte-se em um objeto de interesse, em uma prática capaz de, quem sabe, aproximar-nos da alma das coisas, desta presença difusa no mundo que chamamos de sagrada ou divina. A dimensão espiritual não é algo a que o filme pode dar acesso, ou que ele pode intuir, mas algo que este deve trazer na própria superfície da imagem. Para Eugène Green o cinema é um meio privilegiado para produzir momentos epifânicos e/ou revelatórios porque traz consigo a captura da matéria exposta ao tempo, ou seja, a matéria em condições de revelar sua aura. A estaticidade da câmera, portanto, é essencial para tentar captar esta anima que emana do mundo físico, que faz parte dele mas não é visível aos olhos. O cinema torna-se assim, ele próprio, uma forma de celebração e o filme um instrumento religioso – não no sentido de culto, mas no de crença completa no fato de que um ritual é capaz de revelar uma verdade transcendente."
- Tatian Monassa.

Os filmes encontram-se disponíveis aqui. Qualquer problema, só avisar.

Textos recomendados para leitura:

A) "O artista, esse “analista” involuntário", de Vera Lúcia de Oliveira e Silva, disponível aqui.

B) Crítica de "A Religiosa Portuguesa", por Luiz Carlos Oliveira Jr.
C) Crítica de "Como Fernando Pessoa salvou Portugal", por Inácio Araújo, disponível aqui.


Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a limitações de tempo do Meet, voltamos com nossa sala do Jitsi. O Jitsi dispensa downloads de aplicativos e senhas no PC, mas caso acesse pelo celular, recomendamos o download do aplicativo (gratuito).

Serviço:

Clube do Filme:"A Religiosa Portuguesa" (2009) e "Como Fernando Pessoa salvou Portugal" (2018), de Eugène Green
Dia 31/08 (quinta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante


Nenhum comentário:

Postar um comentário