terça-feira, 5 de março de 2013

Cineclube Sesi: Curtas de Maya Deren

No dia 07/03 (quinta) o Cineclube Sesi apresenta uma seleção de curtas da realizadora Maya Deren, abrindo o ciclo A Mulher no Cinema que contará ainda com os filmes "Cléo das 5 às 7", de Agnes Varda (14/03), "O Pântano", de Lucrecia Martel (21/03) e "O Intruso", de Claire Denis (28/03)
Sempre com entrada franca!

Cineclube Sesi: Curtas de Maya Deren

Eleanora Derenkovskaya, mais conhecida por Maya Deren, foi realizadora e teórica cinematográfica, coreógrafa, dançarina, poeta, escritora e fotógrafa.
Nascida na Ucrânia no ano da revolução Russa, vê-se obrigada a fugir da União Soviética aquando das políticas anti-semitistas do Estado. Em 1928, a família torna-se oficialmente de nacionalidade norte-americana, encurtando o nome para Deren.
Estuda línguas, ciência política e jornalismo na Suiça e em Nova Iorque e aprofunda os estudos em literatura inglesa e poesia simbolista.
Em 1941 torna-se assistente pessoal da dançarina e coreógrafa Katherine Dunham, pioneira da dança negra, antropóloga e autora de um estudo sobre o Haiti, que influência Deren a escrever o ensaio "Religious Possession in Dancing".
Já em Hollywood, com o seu 2º marido, Deren compra uma câmara 16mm e realiza o seu mais famoso filme "Meshes of the Afternoon". Em 1947 é-lhe atribuído o “Grande Prémio Internacional para Filmes de 16mm - Classe Experimental” no Festival de Cinema de Cannes.
"Meshes of the Afternoon" preparou o terreno para os filmes americanos de vanguarda dos anos 40 e 50 e seria reconhecido como um marco incontornável do cinema experimental.
1 - Meshes of the Afternoon (1943), 16mm, 14’, p&b, mudo (sonorizado em 1952 por Teiji Ito) - com Alexander Hammid. 
2 - The Witches' Cradle (1943, não finalizado), 16mm, 13’ rushes, p&b, mudo - com Marcel Duchamp e Pajorita Matta
3 - At Land (1944), 16mm, 15’, p&b, mudo - fotografia de Hella Heyman e Alexander Hammid
4 - A Study in Choreography for Camera (1945), 16mm, 3’, p&b, mudo - com Talley Beatty
5 - Ritual in Transfigured Time (1946), 16mm, 15’, p&b, mudo - coreografia de Frank Westbrook, fotografia de Hella Heyman - com Frank Westbrook, Rita Christiani, Anaïs Nin e Gore Vidal

Serviço:
dia 07/03 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA


Realização: Sesi
Apoio: Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário