sexta-feira, 12 de julho de 2019

Clube do Filme: O Desprezo

O Clube do Filme na Casa do Contador de Histórias está de volta em julho. À semelhança de um clube do livro, toda quarta quarta-feira do mês nos encontramos para a discussão de um filme e textos relacionados. Com foco na Nouvelle Vague, o Clube se propõe a discutir as renovações técnicas, temáticas e filosóficas propostas pela crítica da época e seu cinema, que tomou de assalto a França e o mundo.

Neste mês, o ponto de partida é  "O Desprezo" (1963) de Jean-Luc Godard.



É dessa convicção fundamental formulada por Godard, segundo a qual o cinema é o definitivo por acaso, que decorrem de certo modo todas as outras. O cinema é primeiro uma arte do encontro – entre a ideia e o real, entre a pessoa do ator e o personagem –, e nesse encontro é preciso sempre confiar no real, nos acidentes, no que resiste, no contingente. 
Alain Bergala, em "Rosselini Godard: Qual herança?"

A partir deste filme de Godard, abordaremos as heranças e recusas que formaram os gostos da Nouvelle Vague, bem como seu trabalho com o corpo dos atores e na montagem de seus filmes, entre outros temas.

 
"O Desprezo" foi lançado no Brasil em DVD,
disponível em locadoras e sebos. Também é possível encontrá-lo no YouTube (com legendas). Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar. 

Os textos para leitura (recomendada, não obrigatória):
 
1) "Rosselini Godard: Qual herança?" de Alain Bergala (páginas 47-56 do Catálogo da Retrospectiva Jean-Luc Cinema Godard 2015).
2) "O Corpo" de Jean Douchet (Disponível aqui).
3) "Montagem, minha bela inquietação" de Jean-Luc Godard.

Serviço:
Clube do Filme na Casa do Contador de Histórias
"O Desprezo" (Le Mépris, 1963), de Jean-Luc Godard
Dia 24/07 (quarta quarta-feira do mês)
Das 19h15 às 21h45
Na Casa do Contador de Histórias
(Rua Trajano Reis, 325, São Francisco - Curitiba)
ENTRADA FRANCA
* Devido ao horário, não será exibido o filme na íntegra, mas alguns trechos (do filme indicado, de outros) ou mesmo curtas devem ser apresentados como pontos relevantes para a conversa.

Realização: Coletivo Atalante e Casa do Contador de Histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário