segunda-feira, 11 de julho de 2022

Curso Nouvelle Vague e Éric Rohmer


O Coletivo Atalante apresenta o curso online e gratuito “Nouvelle Vague e Éric Rohmer” em duas ocasiões no mês de julho, com Giovanni Comodo.


Parte da contrapartida do Projeto Éric Rohmer: uma pesquisa, selecionado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, o curso pretende compartilhar aspectos da obra do cineasta francês Éric Rohmer (1920-2010) e a vanguarda da Nouvelle Vague que tomou de assalto o cinema na virada dos anos 1950-1960. Também tem como intuito difundir ao público geral partes de uma pesquisa acadêmica em andamento na cidade – no caso, do PPG-CINEAV da UNESPAR localizada em Curitiba. Vários textos e links serão disponibilizados aos participantes.

De caráter introdutório, a aula/curso tem duração de 2h30min, divididos da seguinte forma:
1) uma hora sobre aspectos gerais da Nouvelle Vague;
2) intervalo de 15 minutos;
3) uma hora sobre a obra de Éric Rohmer, seus escritos da época da crítica, entrevistas e seus filmes, especialmente os Ciclos Comédias e Provérbios (1981-1987) e As Quatro Estações (1990-1998);
4) momentos finais para dúvidas e conversas sobre os temas apresentados.

São duas turmas de vagas limitadas:
Turma 1: 16/07 (sábado), das 9h30 às 12h.
Turma 2: 20/07 (quarta-feira), das 19h às 22h.

Inscrições para a Turma 1 aqui. [Atualização 11/07, 23h50: VAGAS ESGOTADAS para a Turma 1]

Após o número limite de inscrições, o formulário não estará mais disponível. A oficina será online, síncrona e gratuita e contará com certificado de horas para os participantes (3 horas). Optamos pelo encontro via plataforma Jitsi, uma vez que não exige senha nem download de nenhum aplicativo para o desktop (porém caso queira acessar pelo celular, é necessário o aplicativo Jitsi para celular, de download gratuito).  O link da sala do Jitsi será enviado poucas horas antes da aula ao endereço de e-mail informado no formulário de inscrição. O curso não será gravado.

As inscrições para a Turma 2 (quarta-feira, 20/07, 19h) terão início no dia 16/07 (sábado), pelo Linktree do Coletivo Atalante (esta postagem não será atualizada).

Sobre o professor:
Giovanni Comodo é integrante do Coletivo Atalante desde 2018, um dos programadores do Cineclube do Atalante na Cinemateca de Curitiba e fundador e mediador do Clube do Filme do Atalante, encontro mensal destinado ao debate sobre um filme e textos relacionados. Atualmente realiza seu mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) vinculado à linha de pesquisa (1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo, sob orientação da Profª Drª Beatriz Avila Vasconcelos sobre a obra de Éric Rohmer.

Bibliografia básica:
BAEQUE, Antoine de. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura 1944-1968. São Paulo: CosacNaify, 2011.
BAECQUE, Antoine de; HERPE, Noël. Éric Rohmer: biographie. Paris: Éditions Stock, 2014.
GARCIA, Alexandre Rafael.
Contos morais e o cinema de Éric Rohmer. Curitiba: A Quadro, 2021.
OLIVEIRA, Luís Miguel (Org.). Nouvelle Vague. Lisboa: Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, 1999.
ROHMER, Éric. Le Gout de la beauté. Cahiers du Cinéma, Paris, nº 121, julho de 1961, p. 18-25.


PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO DE INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário