quarta-feira, 19 de julho de 2023

Clube do Filme: A Ponte das Artes

O Clube do Filme do Atalante continua com seu novo ciclo: o Cinema de Eugène Green.

Toda última quinta-feira do mês, nos reunimos para uma discussão de um filme e textos relacionados, agora abordando a obra de um dos cineastas mais interessantes e encantadores deste século.

Em julho: "A Ponte das Artes" (Le Pont des Arts, 2004, 121 min.).

Nosso encontro será no dia 27 de julho, quinta-feira, às 19h15, via Jitsi, ao vivo, entrada livre e gratuita.


"[A Ponte das Artes] Trata-se de um desses filmes que nos apanha violentamente, exaurindo-nos pela experiência emocional que é capaz de proporcionar, deixando-nos com a certeza de ter visto algo único. É, também, uma homenagem tortuosa ao vinil, ao poder que os sulcos têm de captar todas as profundezas musicais, e que o CD, e logo depois o MP3, enterraram de vez; uma homenagem disfarçada de filme atemporal, passado em uma época em que a Internet não existia, nem o CD e o DVD. Levemente nostálgico, celebra coisas que não estão no vocabulário do dia. Ao mesmo tempo satiriza uma imagem da intelectualidade parisiense, metida, propensa a tirar a música de sua esfera emocional para circunscrevê-la total e exclusivamente em uma redoma imaginária de teorias e disciplina. Mas não podemos dizer que Le Pont des Arts seja apenas um filme musical, nem mesmo uma ode a essa nobre arte. Porque o filme de Eugène Green mostra, principalmente, como a música pode balançar a frieza e a razão."
-Sérgio Alpendre.

O filme encontra-se disponível com legenda aqui. Qualquer problema, só avisar.

Textos recomendados para leitura:

A) A crítica do filme por Sérgio Alpendre, disponível aqui.

B) A crítica de Calac Nogueira para "O Mundo Vivente", filme abordado mês passado, disponível aqui.

C) O texto de João Bénard da Costa sobre "A Palavra" (Ordet) de Carl Theodor Dreyer, disponível aqui.

Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a limitações de tempo do Meet, voltamos com nossa sala do Jitsi. O Jitsi dispensa downloads de aplicativos e senhas no PC, mas caso acesse pelo celular, recomendamos o download do aplicativo (gratuito).

Serviço:

Clube do Filme: "A Ponte das Artes" (Le Pont des Arts, 2004), de Eugène Green
Dia 27/07 (quinta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário