A televisão por muitas décadas foi vista com desdém pela intelligentsia da sociedade. Um importante cineasta italiano chegou a afirmar:“Cinema é arte. Televisão é eletrodoméstico”. É sabido que a televisão é um dos expoentes máximos da indústria cultural. Uma das características de uma indústria é a produção em larga escala de mercadorias para comercialização.
Uma emissora busca, acima de tudo, audiência. O aspecto mercadológico é fundamental na escolha da programação. Vale ressaltar que o direito de transmissão das emissoras é uma concessão pública, que o estado tem uma parcela de responsabilidade no material vinculado. É nítida a importância e significação da televisão na (in)formação cultural contemporânea. Por mais que os meios digitais tenham ganhado muitos adeptos nos últimos anos, a televisão ainda é o meio de massa mais influente entre a população.
Uma emissora busca, acima de tudo, audiência. O aspecto mercadológico é fundamental na escolha da programação. Vale ressaltar que o direito de transmissão das emissoras é uma concessão pública, que o estado tem uma parcela de responsabilidade no material vinculado. É nítida a importância e significação da televisão na (in)formação cultural contemporânea. Por mais que os meios digitais tenham ganhado muitos adeptos nos últimos anos, a televisão ainda é o meio de massa mais influente entre a população.
O que “A Televisão levada a sério” propõe é selecionar produtos que conseguem se diferenciar dos outros pela sofisticação de linguagem. A programação heterogênea da mostra foi concebida para ilustrar a maleabilidade e potencialidade do meio televisivo. Foram garimpadas desde as primeiras séries de sucesso internacional artístico - Alfred Hitchcock Apresenta" e "Além da Imaginação" (05/06); as intervenções anárquicas e inovadoras do cineasta Glauber Rocha no “Programa Abertura”, exibidos na extinta TV Tupi (12/06); até exemplos atuais de séries americanas que reconfiguram a estética audiovisual: The Office (NBC, 19/06) e Família Soprano (HBO, 26/06). Esta pequena grade é apenas um exemplo de como a Televisão pode ser utilizada de maneira inteligente.
Lucas Murari
(Atalante 2012)
(Atalante 2012)
Serviço:Toda terça de junho às 19h30 Na Bicicletaria Cultural (Rua Pres. Faria, 226 – Subsolo, Centro – Ao lado da UFPR – Pç. Santos Andrade). ENTRADA FRANCA
Realização: Coletivo Atalante e Bicicletaria Cultural/ Apoio: Cinemateca de Curitiba e DVD10 Videolocadora
Mais informações: 9706-8837/ coletivoatalante@gmail.com/ http://coletivoatalante.blogspot.com.br// Atalante no facebook
Realização: Coletivo Atalante e Bicicletaria Cultural/ Apoio: Cinemateca de Curitiba e DVD10 Videolocadora
Mais informações: 9706-8837/ coletivoatalante@gmail.com/ http://coletivoatalante.blogspot.com.br// Atalante no facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário