terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cineclube Sesi: "Duplo Suicídio em Amijima", de Masahiro Shinoda

Nesta quinta-feira dia 19 o Cineclube Sesi apresenta o filme "Duplo Suicídio em Amijima", de Masahiro Shinoda, seguindo o ciclo Cinema Moderno Japonês "Female Convict Scorpion Jailhouse 41" de Shunya Ito (26).
Sempre com entrada franca!


Cineclube Sesi apresenta: "Duplo Suicídio em Amijima", de Masahiro Shinoda

Adaptado numa peça popular do teatro de bonecos "bunraku" do século XVIII chamada "Shinju Tem no Amijima" (Duplo Suicídio em Amijima) de Chikamatsu, onde um comerciante de papel sacrificou a família, destino, e principalmente sua vida por uma obsessão erótica com uma prostituta. O cineasta Masahiro Shinoda foi um expoente da nouvelle vague nipônica dos anos 60 ao lado de Nagisa Oshima. Explorou as tendências masoquistas e suicidas do japonês, particularmente no contexto do amor erótico. 
Por ser um historiador de artes dramáticas e pertencer a uma família tradicionalmente ligado as artes, ele fez deste estranho e belíssimo filme um dos mais fascinantes da história do cinema japonês.
Serviço:
dia 19/09 (quinta)
às 19h30na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
 

Realização: Sesi 
 
(
 http://www.sesipr.org.br/cultura/)
Produção: Atalante (http://coletivoatalante.blogspot.com.br/)

Um comentário:

  1. Vera Lucia, por email:
    Olhe o que eu achei sobre os dentes negros da esposa do comerciante de papel:

    A Era Heian

    A palavra Heian (“hey-ahn”) pode ser traduzida como “paz e tranquilidade”.

    Foi uma espécie de era clássica tardia na história do Japão entre 794 d.C e 1185 d.C. Começou logo após o fim do período Nara, e acabou com a Guerra Genpei. Durante a Era Heian, a cultura japonesa começou a se distinguir da chinesa. Este período é conhecido pelo florescimento da poesia e da literatura no Japão.

    Curiosidade: O primeiro romance do mundo, “O Conto de Genji”, foi escrito por uma nobre chamada Murasaki Shikibu durante o ápice da Era Heian.

    Outra inovação da Era Heian foi o surgimento de uma nova classe de guerreiros – os samurais – que permaneceram no poder até a Restauração Meiji em 1868.

    O Padrão de Beleza Feminino na Era Heian

    Diferentes culturas variam com relação ao padrão de beleza feminino. Algumas sociedades exaltam lábios esticados, ou tatuagens faciais, ou anéis em volta de um pescoço alongado.

    No Japão da Era Heian, uma mulher bela tinha que ter um cabelo incrivelmente longo, camadas e camadas de robes de seda, e uma rotina de maquiagem intrigante.

    O Cabelo da Era Heian

    As mulheres da corte imperial no Japão Heian mantinham seus cabelos o mais longo possível. Usavam-no lisos e soltos (ou semi-presos) nas costas, como um tecido brilhante de madeixas negras. (chamado Kurokami)

    Este estilo começou como uma reação contra a importação da moda Chinesa, em que os cabelos eram mais curtos e presos em rabos de cavalo ou em coques.

    O recorde entre as cabeludas Heian, de acordo com a tradição, era de uma mulher com 7 metros de comprimento capilar.

    Beleza e Maquiagem

    A típica beleza Heian requeria lábios carnudos, olhos puxados, um nariz fino e maçãs do rosto redondas.

    As mulheres usavam pó de arroz grosso para pintar suas faces e pescoço de branco. Elas também desenhavam pequenos lábios vermelhos sobre suas linhas labiais naturais. Em uma moda que parece muito esquisita para o gosto moderno, a japonesas aristocratas desta época raspavam suas sobrancelhas e então, pintavam novas sobrancelhas com efeito enevoado no alto da testa, próximas a linha onde começa o cabelo. Elas conseguiam este efeito ao mergulhar o polegar em pó negro, e depois borrando-os em suas testas.

    Outra característica que não acharíamos nada atraente agora era o costume de dentes negros. Por esbranquiçarem a pele, os dentes em sua coloração natural pareciam amarelados.

    Por isso, as mulheres da Era Heian pintavam seus dentes de preto. Dente negros supostamente eram mais atraentes que os amarelos, além de combinar com os cabelos negros.

    Abraços.

    ResponderExcluir