terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Clube do Filme na Casa do Contador de Histórias


Para o ano de 2019, o Coletivo Atalante traz uma novidade: o Clube do Filme na Casa do Contador de Histórias. À semelhança de um clube do livro, a cada mês nos encontraremos para a discussão de um filme e textos relacionados. Com foco na Nouvelle Vague, o Clube se propõe a discutir as renovações técnicas, temáticas e filosóficas propostas pela crítica da época e seu cinema, que tomou de assalto a França e o mundo.

Com influência e impactos sentidos até hoje, a Nouvelle Vague compreende mais do que filmes. Em revistas e periódicos da época (nos anos 1950-60 principalmente) foram lançadas as primeiras armas e posições do movimento - dentre elas a valorização do cinema como grande arte independente das demais, o estabelecimento da mise en scène como elemento organizador da direção, a noção das implicações morais nas escolhas dos cineastas, a busca pelo presente e o verdadeiro no cinema. Assim, ganhe-se muito com o contato com estes textos seminais, os quais acabaram por dar bases teóricas essenciais para a sétima arte.

Toda quarta quarta-feira do mês, nos reuniremos para discutir um dos filmes do período, bem como um ou dois textos que serão indicados previamente para leitura - que não é obrigatória, apenas recomendada. Devido ao horário, não será exibido o filme na íntegra, mas alguns trechos (do filme indicado, de outros) ou mesmo curtas devem ser apresentados como pontos relevantes para a conversa.

Em fevereiro, no dia 27, o filme em questão será "Nas Garras do vício" (Le Beau Serge, 1958), de Claude Chabrol, considerado por muitos o primeiro filme da Nouvelle Vague.

Os textos indicados:
1) "Uma certa tendência no cinema francês" de François Truffaut (disponível em https://designvisualuff.files.wordpress.com/2011/08/franccca7ois-truffaut-uma-certa-tendecc82ncia-do-cinema-francecc82s1.pdf)
2) "Nascimento de uma nova vanguarda: a caméra-stylo" de Alexandre Astruc (disponível em http://focorevistadecinema.com.br/FOCO4/stylo.htm)


Serviço:
Clube do Filme na Casa do Contador de Histórias
"Nas Garras do vício" (Le Beau Serge, 1958), de Claude Chabrol [todas as imagens são do filme]
Dia 27/02 (quarta quarta-feira do mês)
Das 19h15 às 21h45
Na Casa do Contador de Histórias
(Rua Trajano Reis, 325, São Francisco - Curitiba)
ENTRADA FRANCA

Realização: Coletivo Atalante e Casa do Contador de Histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário