quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Clube do Filme: A Carreira de Suzanne

O Clube do Filme na Casa do Contador de Histórias continua em agosto. À semelhança de um clube do livro, toda quarta quarta-feira do mês nos encontramos para a discussão de um filme e textos relacionados. Com foco na Nouvelle Vague, o Clube se propõe a discutir as renovações técnicas, temáticas e filosóficas propostas pela crítica da época e seu cinema, que tomou de assalto a França e o mundo.

Neste mês, o ponto de partida é  "A Carreira de Suzanne" (1963) de Éric Rohmer.


A tarefa da arte não é a de nos encerrar num mundo fechado. Nascida das coisas, ela nos reconduz às coisas. Ela se propõe menos a purificar, isto é, extrair das coisas aquilo que se dobra aos nossos cânones, que de reabilitar e nos conduzir, sem cessar, a renová-los. (...) Uma longa familiaridade com a arte não nos fez senão mais sensíveis à beleza bruta das coisas; somos tomados por uma vontade irresistível de olhar o mundo com nossos olhos de todos os dias, de conservar conosco esta árvore, esta água que corre, este rosto alterado pelo riso ou pela angústia, tais como são, a despeito de nós.
Éric Rohmer, em "A Vaidade da Pintura".

A partir deste filme de Rohmer, abordaremos seu trabalho como crítico, sua visão sobre a arte e as consequências em seu método de filmagem, especialmente no início de sua carreira, bem como a visão sobre o mundo contemporâneo presente na Nouvelle Vague, entre outros temas.

 
"A Carreira de Suzanne", segunda parte de sua série de seis contos morais, foi lançado em DVD no Brasil, disponível em locadoras e sebos. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar.
Os textos para leitura (recomendada, não obrigatória):

1) "Vaidade da pintura", de Éric Rohmer:
2) "O Antigo e o novo", entrevista com Éric Rohmer (link alternativo)
3)
"Duas ou três coisas que sei dele", de Luiz Carlos Oliveira Jr:

Serviço:
Clube do Filme na Casa do Contador de Histórias
"A Carreira de Suzanne" (La Carrière de Suzanne, 1963), de Éric Rohmer
Dia 28/08 (quarta quarta-feira do mês)
Das 19h15 às 21h45
Na Casa do Contador de Histórias
(Rua Trajano Reis, 325, São Francisco - Curitiba)
ENTRADA FRANCA

* Devido ao horário, não será exibido o filme na íntegra, mas alguns trechos (do filme indicado, de outros) ou mesmo curtas devem ser apresentados como pontos relevantes para a conversa.

Realização: Coletivo Atalante e Casa do Contador de Histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário