quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Clube do Filme: That day, on the beach

O cinema Edward Yang na nova fase do Clube do Filme do Atalante a partir de setembro!

Nome central da Nova Onda do cinema de Taiwan da década de 1980, Yang teve uma carreira breve, apenas 7 longas em 23 anos, e faleceu jovem aos 59 anos em 2007 em decorrência de um câncer. Porém, seus filmes o inscrevem como um dos maiores diretores de todos os tempos.

Vamos explorar alguns de seus títulos menos conhecidos nos próximos meses, sempre na quarta quarta-feira do mês.

No nosso encontro de setembro, vamos discutir o seu primeiro longa-metragem:
"That day, on the beach" [Hai tan de yi tian] (1983).


A visão de Edward Yang era local, cimentava-se na sua naturalidade, agigantava-se com o crescimento desenfreado e desordenado dessa cidade, a gentrificação revoltante, uma falta de visão grosseira e os favorecimentos corruptos, incríveis erros crassos de planeamento e a plástica indistinção, ou seja, tudo o que hoje se debate em qualquer grande urbe europeia, todos os super-problemas; quanto à construção cinematográfica ela surge insólita, vacilante, carregada de espaços ocos de narrativa e de não-lugares, de enquadramentos ao lado, perdidos, com elos que se desviam ou partem antes da união significante e silêncios que acabam os ditos, esquadrias e balanços resvalantes, em foras-de-campo que se completam por si mesmos e frontalidades ilusórias, utilizando argamassas tremelicantes que bazam por atmosferas dúbias. O ar e a maquinação de um tempo a influir na construção geral e na arte.
- José Oliveira (texto disponível abaixo)

O filme está disponível neste link.

Textos para leitura:
A) "Edward Yang, Artista do Reflexo", por Ruy Gardnier: http://www.contracampo.com.br/89/artyangruy.htm
B) Crítica de "Taipei Story" (filme seguinte do diretor), por José Oliveira: https://raging-b.blogspot.com/2018/03/mais-de-trinta-anos-depois-pode-se.html
 

Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é mensalmente discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a limitações de tempo do Meet, voltamos com nossa sala do Jitsi.

Serviço:

Clube do Filme: "That day, on the beach" (1983), de Edward Yang
Dia 22/09 (quarta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário