segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Clube do Filme: Mahjong

O Clube do Filme continua em atividade, mesmo durante a epidemia, em formato virtual. Mensalmente nos reunimos para a discussão de um filme e textos relacionados, atualmente em uma exploração do cinema do realizador Edward Yang.

O filme do mês é "Mahjong" (
Ma jiang, 1996).

Alternando entre o abrasivo e o comovente, o triste e o aterrorizante, Mahjong oferece um tour demoníaco da vida moderna que culmina em um dos assassinatos mais chocantes e dramaticamente poderosos que já testemunhei em um filme. Esta cena de forças girando fora de controle praticamente define a sensação sombria de Yang para o momento histórico presente, ainda que ele escolha ir além e terminar com uma nota de graça inesperada, de ternura e repouso.
- Jonathan Rosenbaum

O filme está disponível aqui. Qualquer problema, fale conosco.

Dois textos para leitura:
A) Crítica do filme por Neil Bahadur, disponível aqui.
B) Crítica para "A Brighter Summer Day" (1991), por Thierry Jousse, disponível aqui.

Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a limitações de tempo do Meet, voltamos com nossa sala do Jitsi.

Serviço:

Clube do Filme: "Mahjong (1996), de Edward Yang.
Dia 24/11 (quarta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante


Nenhum comentário:

Postar um comentário