quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Clube do Filme: O Raio Verde

O Clube do Filme continua em atividade, mesmo durante a epidemia, em formato virtual. Toda quarta  quarta-feira de cada mês nos reunimos para a discussão de um filme e textos relacionados, sempre gratuitamente.

Em 2022 iremos explorar a filmografia do cineasta francês Éric Rohmer (1920-2010)!

E já começamos em janeiro com "O Raio Verde" (Le Rayon Vert, 1986).

"O Raio verde é talvez menos a realização de sucesso de um projeto inicial de nos dar um retrato de Delphine que a busca modesta da confrontação de uma idéia do mundo com a matéria luminosa, sonora e carnal do mundo. A seqüência das groselhas, o passeio de Delphine entre os arbustos agitados pelo vento, a escada de pedra sob a qual o mar vem se engolfar, a discussão sobre o pequeno muro em torno do raio verde e do romance homônimo de Jules Verne, são momentos onde se exprimem a poesia do mundo e a liberdade do cinema."
- Jean-Claude Biette (texto disponível abaixo)


O filme está disponível aqui. Qualquer problema, fale conosco.

Dois textos para leitura:
A) Crítica do filme por Jean-Claude Biette, disponível aqui.
B) Folha da sessão por João Bénard da Costa, disponível aqui.

Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a limitações de tempo do Meet, voltamos com nossa sala do Jitsi.

Serviço:

Clube do Filme: "O Raio Verde" (1986), de Éric Rohmer.
Dia 26/01 (quarta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário