sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pensando em “Necrology”


“Necrology” é construído num acúmulo de tensões: a fonte do título com letras góticas, a música dramática e o volume incessante de pessoas vindas do nada e subindo em direção ao nada... Quem são estas pessoas e pra onde elas vão? O que se esconde por trás deste movimento insistente?
O título do filme dá a resposta. Necrológio segundo o dicionário Aurélio é 1. Notícia em jornal relativa a pessoas falecidas e 2. Elogio escrito ou falado de pessoas falecidas. Estas pessoas morreram e estão indo para o além.
A quebra se dá com a entrada dos créditos, “Cast in order of appearance”.Sobre uma música festiva de parada militar entram os nomes do atores e os conceitos -personagens que representaram:na quase totalidade suas profissões ou funções sociais.
Aqui o diretor tece seu comentário sobre o anonimato. Será que aquelas formas humanas que desfilaram sob os nossos olhos na quase totalidade do filme precisam de um conceito que as amarrassem a um significado? E este conceito estaria na função social de cada forma? Será que as formas não dizem o suficiente, não têm substância? Questões elementares para a representação e percepção do mundo.


Miguel Haoni
(Cineclube Sesi, 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário