domingo, 11 de maio de 2014

Festival Cinema pela Verdade acontece essa semana na Cinemateca de Curitiba

Festival Cinema pela Verdade acontece essa semana na Cinemateca de Curitiba

Começa na Cinemateca de Curitiba a segunda etapa do Festival Cinema Pela Verdade em Curitiba, a mostra de filmes sobre o período da ditadura civil-militar que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros visa fomentar o debate sobre o tema, para isso teremos a presença de militantes políticos da época, pessoas que foram perseguidas e presas durante a ditadura civil-militar no Brasil. Na primeira sessão 14/05 será exibido o filme “Camponeses do Araguaia – A guerrilha vista por dentro”.  Na quinta-feira 15/05 teremos o documentário “Ainda Existem Perseguidos Políticos” ambas sessões contarão com debate após o filme.

Realizado nacionalmente pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina. "O Festival de Cinema pela Verdade chega a sua terceira edição em um momento de afirmação de nossa democracia com o aniversário dos 50 anos do Golpe. Este ano serve para reafirmar o NUNCA MAIS e para dizermos em alto e bom tom que a sociedade brasileira não aceita ruptura com as instituições e com a Constituição", diz o Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

No Paraná  o Festival conta com apoio da Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR), Cinemateca de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Coletivo Atalante, Grupo Tortura Nunca Mais e Casa Livre Produções.


Detalhes sobre os filmes exibidos:

Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes
Documentário, 14 anos, 73 minutos, Brasil, 2010
Sinopse: Camponeses falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os militantes do PC do B que lutaram na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.

Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido pela ONG Acesso
Documentário, 10 anos, 54 minutos, Brasil
Sinopse: O filme tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós-Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições estatais brasileiras. Apresenta também imagens do projeto que levou este debate para os mais variados públicos (quilombolas, universitário, LGBTT, assentados do MST, comunidades periféricas, etc) desenvolvido pela Acesso - Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Comissão de Anistia.

SERVIÇO MOSTRA CINEMA PELA VERDADE NA CINEMATECA DE CURITIBA:

> Data: 14/05
- Local: Cinemateca de Curitiba 
- Filme: Camponeses do Araguaia - A guerrilha vista por dentro
- Horário: 20:00
- Entrada franca

> Data: 15/05
- Local: Cinemateca de Curitiba
- Filme: Ainda existem perseguidos politicos 
- Horário: 20:00
- Entrada franca

Joel Schoenrock
Agente Mobilizador Festival Cinema Pela Verdade

Apoio: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário