quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Clube do Filme: Os Guarda-Chuvas do Amor

O Clube do Filme na Confraria dos Viajantes realiza o último encontro do ano em novembro. À semelhança de um clube do livro, toda quarta quarta-feira do mês nos encontramos para a discussão de um filme e textos relacionados. Com foco na Nouvelle Vague, o Clube se propõe a discutir as renovações técnicas, temáticas e filosóficas propostas pela crítica da época e seu cinema, que tomou de assalto a França e o mundo.

Neste mês, atendendo a pedidos, o ponto de partida é  "Os Guarda-chuvas do Amor" (1964) de Jacques Demy.



Durante esse tempo, passaram-se dois fenômenos, aliás importantes. O primeiro é que a Nouvelle Vague francesa não tinha sido senão a primeira, por ordem cronológica, de uma série de "nouvelles vagues" estranhamente disseminadas por todo o mundo. Os anos 60 foram os anos de impaciência. Crise do modelo americano como modelo puramente "comercial", ponto de partida da ideia do cinema como "arte" e como "ensaio". A Itália, o Brasil, o Canadá francófono, a Polônia, o Japão, a Checoslováquia, foram os "lares" onde se forjou a primeira geração de cineastas-cinéfilos da história, consciente do momento em que se inscrevia, quer quisesse ou não, na história do cinema.
Serge Daney em "Sobrevivendo à Nouvelle Vague"

Vamos abordar o legado da Nouvelle Vague em um balanço das nossas atividades durante o ano, bem como nos dedicar ao universo de Demy em seu trabalho radical com o musical, as cores e o corpo dos atores nos seus filmes. 


"Os Guarda-chuvas do Amor" foi lançado em DVD no Brasil, disponível em locadoras e sebos. Também é possível encontrá-lo em plataformas de streaming, como o Tele Cine Play. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar. 

Os textos para leitura (recomendada, não obrigatória):
1) "Sobrevivendo à Nouvelle Vague" por Serge Daney: disponível aqui
2) "Lola no país dos homens" por  François Weyergan: https://coletivoatalante.blogspot.com/2019/05/lola-no-pais-dos-homens.html 

3) Crítica de "Os Guarda-chuvas do Amor" por João Bénard da Costa: http://luckystarcine.blogspot.com/2019/04/les-parapluies-de-cherbourg-1964-de.html

Serviço:
Clube do Filme na Confraria dos Viajantes
"Os Guarda-chuvas do amor" (Les parapluies de Cherbourg, 1964), de Jacques Demy
Dia 27/11 (quarta quarta-feira do mês)
Das 19h15 às 21h45
Na Confraria dos Viajantes
(Rua Nilo Peçanha, 1080, Espaço Terracota, São Francisco - Curitiba)
ENTRADA FRANCA

* Devido ao horário, não será exibido o filme na íntegra, mas alguns trechos (do filme indicado, de outros) ou mesmo curtas devem ser apresentados como pontos relevantes para a conversa.

Realização: Coletivo Atalante e Confraria dos Viajantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário