segunda-feira, 6 de julho de 2020

NON, ou a vã glória de mandar

por Vera Lúcia de Oliveira e Silva


No seu livro “Sobre a verdade e a mentira num sentido não-moral”[1], Nietzsche vai explorar os limites da verdade num mundo dominado pelas palavras.

Ele situa que, primeiro está o Real – a Coisa, das Ding an sich (dirá Kant). Este Real afeta o humano, que dele fará uma representação, a partir das informações de seu sistema perceptivo – primeira metáfora. Com essa representação da Coisa, o humano fará uma segunda metáfora: um som – nasce a palavra. A partir daí, esquecendo-se de que as palavras não passam de representação de uma representação, o homem passa a viver num mundo necessariamente ilusório, distante do Real.

Nesse clima é que quero comentar o filme de Manoel de Oliveira, lembrando que o Cinema toma palavras ditas sobre o Real, converte-as em imagens, as quais, no tempo da Crítica, são novamente revertidas a palavras. Ou seja, o risco da contaminação da verdade pela mentira é ilimitado.

Se tomar uma distância cautelosa diante das palavras parece prudente diante da advertência de Nietzche, se queremos alguma proximidade com a Verdade, essa cautela se redobra quando chegamos à Crítica na sua relação com a verdade do Cinema.

Então, convido a examinar, com cautela, as palavras que se aplicam à leitura do filme de Manoel de Oliveira:

Tomo comentários de Mariana Veiga Copertino [2] que nos aponta que, neste filme, umareferência literária consiste justamente na palavra “NON”, retirada do Sermão da Terceira Quarta-feira da Quaresma, de padre António Vieira. Terrível palavra é um non: não tem direito nem avesso, por qualquer lado que o tomeis, sempre soa e diz o mesmo. Lede-o do princípio para o fim, ou do fim para o princípio, sempre é um non. Quando a vara de Moisés se converteu naquela serpente tão feroz, que fugia dela por que o não mordesse, disse-lhe Deus que a tomasse ao revés - e logo perdeu a figura, a ferocidade, a peçonha. O non não é assim: por qualquer parte que o tomeis é sempre serpente, sempre morde, sempre fere, sempre leva o veneno consigo.”



Fica muito claro que este caráter terrível aplica-se à palavra NON – mas não a todas as palavras. Que, nem por isso, deixam de carregar um veneno traiçoeiro, porque inaparente. Refiro-me aos sinônimos que, rigorosamente falando, não existem. Casa não é o mesmo que Lar; Trabalho não é o mesmo que Emprego; Valioso não é o mesmo que Valoroso. A lista seria interminável.

Retomando Copertino2, tomemos a expressão “vã glória de mandar” que, no seu comentário, faz referência explícita à famigerada fala da personagem Velho do Restelo d’Os Lusíadas de Camões, a figura pessimista que esbraveja nas praias do Restelo, criticando a ambição e a cobiça dos navegadores portugueses. O Velho do Restelo representa, na épica camoniana, o contraponto ao entusiasmo do povo português com a expansão ultramarina, criticando aqueles que se lançavam ao mar em busca de eternizar seu nome na história, deixando a sua pátria à mercê dos inimigos. Non ou a vã glória de mandar assume o papel de Velho do Restelo, na medida em que lança olhar pessimista sobre as batalhas do povo lusitano.

Pergunto: por que pessimista?

Não me parece que “Non, a vã glória de mandar” lance um olhar pessimista sobre as batalhas do povo lusitano. Parece-me que Manoel de Oliveira vai, exatamente, propor um giro que arranca o Fracasso para o patamar da Derrota; e o Triunfo, para o estatuto da Vitória.

Tento explicar, buscando as palavras justas para falar de algo que está no filme:

Fracasso é uma experiência subjetiva de submissão à força do outro; derrota, um reconhecimento da primazia do Outro. A gente fracassar não é o mesmo que ser derrotado por outro que nos suplanta com um poder maior. Triunfo é uma glória narcísica por ter reduzido o outro à submissão; Vitória, o reconhecimento bilateral de uma supremacia.

Então:

É possível ler a história de Portugal – Lusitanos (com Viriato) X Romanos; Portucalentes X Hispânicos; Braganças X Brasil; Salazar X colônias africanas – como uma sucessão de fracassos, de que só pode decorrer humilhação e vergonha. Mas também é possível lê-la como uma seqüência de derrotas, com as quais um país foi se deixando ensinar algo da soberania do Outro.

Também é possível pensar que a História demonstra que Portugal jamais alcançou o triunfo que perseguiu – o que seria um desdouro narcísico. Mas também é legítimo verificar que o país aprendeu com as derrotas e emergiu vitorioso na renúncia à vã glória de mandar.

Para mim, esse convite a sair de um julgamento piedoso e complacente (e, no limite, zombeteiro), para um reconhecimento da dignidade de um povo que se deixou ensinar pela Historia – esse é o giro que Manoel de Oliveira propõe, e que eu subscrevo.


Curitiba, 27 de Junho do ano da peste.

Texto produzido para o Clube do Filme de junho de 2020, no qual o filme "Non, ou a vã glória de mandar" (1990) de Manoel de Oliveira conduziu o encontro e os debates.




[1] Sobre a Verdade e Mentiras em um Sentido Não-Moral (Über Wahrheit und Lüge im außermoralischen Sinn), 1873 - publicado postumamente; edição brasileira, 2008). — Ensaio no qual afirma que aquilo que consideramos verdade é mera "armadura de metáforas, metonímias e antropomorfismos". Apesar de póstumo, é considerado por estudiosos como elemento-chave de seu pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário