terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cineclube Sesi: "Guernica" e "Noite e Neblina" de Alain Resnais

Nesta quinta-feira, dia 27, o Cineclube Sesi apresenta os filmes "Guernica" e "Noite e Neblina" de Alain Resnais encerrando o ciclo O cinema segundo François Truffaut. Em dezembro o tema será O cinema segundo Michel Mourlet.
Sempre com entrada franca!

Cineclube Sesi apresenta: 

"Guernica" e Noite e Neblina" de Alain Resnais

O bombardeamento da cidade de Guernica pela aviação nazista, em favor de Franco, é evocado através do afresco de Picasso e de outras de suas obras.

Um dos mais importantes documentários da história do cinema mundial. Realizado em 1955, a partir de um convite feito ao cineasta Alain Resnais pelo Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme tinha como objetivo comemorar o segundo aniversário da libertação dos campos de concentração. Mas o impacto das imagens de Noite e Neblina, que ainda hoje assombram a humanidade, e do texto do escritor Jean Cayrol, um ex-prisioneiro do campo de Orianemburgo, suplantaram a sua intenção de memorial dos desaparecidos e transformaram-se num "dispositivo de alerta" contra o nazismo e todas as formas de extermínio. Mesclando imagens coloridas dos campos abandonados e filmes de arquivos, Alain Resnais dá-nos, segundo François Truffaut, "uma lição de história, inegavelmente cruel, mas merecida".

Serviço:
dia 27/11 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
 

Realização: Sesi 
   
   (
http://www.sesipr.org.br/cultura/)
Produção: Atalante (http://coletivoatalante.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário