Giovanni Comodo do Coletivo Atalante está em parceria com a plataforma Olhar de Cinema+ e, a partir de 05 de maio, promovem um curso de crítica de cinema em seis aulas,
sempre com interação ao vivo após cada uma. O curso, de caráter
introdutório, também conta com emissão de certificado de participação.
De caráter introdutório, o curso tem por objetivo explorar aspectos fundamentais para a crítica de cinema. Em seis encontros, a partir do texto “A Arte de amar” de Jean Douchet, vamos apresentar trabalhos de grandes autores e autoras essenciais para a construção do pensamento da crítica hoje e discutir questões como o papel da crítica, sua importância, a busca por parâmetros objetivos, o império do gosto, a Política das Atrizes e também as crises que a crítica vem enfrentando. Vamos nos dedicar também à história da crítica de cinema no Brasil e também quais novos meios e caminhos vêm sendo abertos nos últimos anos. Além disso, também teremos dois exercícios de produção de textos para os alunos inscritos – os quais podem ser usados para novos debates nas aulas seguintes do curso.
De caráter introdutório, o curso tem por objetivo explorar aspectos fundamentais para a crítica de cinema. Em seis encontros, a partir do texto “A Arte de amar” de Jean Douchet, vamos apresentar trabalhos de grandes autores e autoras essenciais para a construção do pensamento da crítica hoje e discutir questões como o papel da crítica, sua importância, a busca por parâmetros objetivos, o império do gosto, a Política das Atrizes e também as crises que a crítica vem enfrentando. Vamos nos dedicar também à história da crítica de cinema no Brasil e também quais novos meios e caminhos vêm sendo abertos nos últimos anos. Além disso, também teremos dois exercícios de produção de textos para os alunos inscritos – os quais podem ser usados para novos debates nas aulas seguintes do curso.
MATÉRIAS:
Aula 1: Aspectos fundamentais I
– “A Arte de amar” de Jean Douchet
– Para que serve a crítica?
– Atualidade ou passado?
– Mise en scène e narrativa visual
– André Bazin e a ontologia do real
Aula 2: Aspectos fundamentais II
– Como avaliar para além do gosto?
– A busca por parâmetros: Qualidade ou interesse provocado?
– Por uma “Política dos Autores”
– Nova abordagem: por uma “Política das Atrizes”
Aula 3: Dilemas I
– Qual o lugar do/a crítico/a?
– A Crise nos jornais, o espaço da academia e a ascensão virtual de novas vozes
– Legitimidade e autoridade
– Engajamento da crítica
– Engajamento da crítica
Aula 4: Dilemas II
– Serge Daney sobre Crítica: “A derrota do pensamento crítico”
– “A publicidade venceu” por Luiz Carlos Oliveira Júnior
– Crítica de “Adoráveis Mulheres” por Jessa Crispin
– “O travelling é uma questão moral”
– “Da abjeção” e a crítica negativa
– “Da abjeção” e a crítica negativa
Aula 5: Brasil
– Cineclubes, revistas e jornais através do século XX.
– Apresentando Paulo Emílio Salles Gomes, Rogério Sganzerla, Jairo Ferreira
– Anos 2000: internet e um novo momento da cinefilia e da crítica.
– Revista Contracampo e além.
Aula 6: Outros rumos
– Novas mídias: desafios de abordagem
– Formas da crítica
– Apresentando Oscar Wilde, João Bénard da Costa.
Curso online com interação ao vivo após cada aula.
Vagas limitadas.
Emissão de certificado.
Aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por dois meses.
Inscrições e informações: Aqui.
Vagas limitadas.
Emissão de certificado.
Aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por dois meses.
Inscrições e informações: Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário