sexta-feira, 22 de abril de 2016

Oficina de crítica começa em maio


Oficina de crítica cinematográfica: a crítica como poesia (ministrada por Miguel Haoni do Coletivo Atalante) oferecerá uma abordagem teórica do cinema a partir do estudo de textos fundamentais e da apreciação de filmes. Filmes e textos, permitirão um percurso geral e específico em alguns capítulos essenciais da história recente do cinema.

Começaremos investigando o olhar humano no mais visceral dos cineastas: Samuel Fuller. Na sequência introduziremos a reflexão sobre o acordo entre o gesto e o espaço naquilo que o cinema definiu como a sua essência: a mise en scènePor fim, uma abertura sobre o cinema português a partir das experiências de Manoel de Oliveira, João Cesar Monteiro e Pedro Costa.

Com este recorte, ao mesmo tempo amplo e restrito, a oficina pretende a formação do olhar crítico com embasamento histórico sobre a arte cinematográfica e suas diversas dimensões.

Referências bibliográficas:
Foco revista de cinema: http://focorevistadecinema.com.br/
GARDNIER, Ruy (org.) Samuel Fuller: se você morrer eu te mato! CCBB: São Paulo, 2013.
NAGIB, Lucia (org.) Mestre Mizoguchi: uma lição de cinema. Navegar Editora: São Paulo, 1990.
Revista À pala de Walsh: http://www.apaladewalsh.com/
Revista Contracampo: http://www.contracampo.com.br/

Referências fílmicas:
A mulher infame. Kenji Mizoguchi. JAP. 1954. p&b. 83 min.
Anjo do mal. Samuel Fuller. EUA. 1953. p&b. 80 min.
Dentro da noite. Raoul Walsh. EUA. 1940. p&b. 95 min.
O último mergulho. João Cesar Monteiro. POR. 1992. cor. 88 min.

Serviço: Carga horária: 24 horas. dias 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12 e 13/05 (primeira quinzena de maio), de terça a sexta, das 19 às 22 horas no Núcleo Cine (Rua Belém, 888 - Cabral- Curitiba/PR).
Inscrições pelo email: coletivoatalante@gmail.com. Investimento: R$120,00. VAGAS LIMITADAS
Realização: Núcleo Cine e Coletivo Atalante

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