sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cineclube da Cinemateca: "A bela intrigante", de Jacques Rivette

Neste domingo, dia 14 excepcionalmente às 15h, o Cineclube da Cinemateca exibe "A bela intrigante", em homenagem ao diretor Jacques Rivette. Sempre com entrada franca!


Cineclube da Cinemateca especial: 
homenagem a Jacques Rivette

Aos 87 anos, morre em Paris um dos leões da história do cinema. Jacques Rivette não foi apenas o mais aguerrido dos fundadores dos Cahiers du Cinéma nem o mais impenetrável cineasta da Nouvelle Vague francesa. Rivette permanecerá para sempre como um autor incontornável, que fez do mistério o motivo central de um cinema críptico que só recentemente, com a atenção dos restauros digitais e das edições comerciais, começa a ser verdadeiramente visto e desvelado.
Que Jacques Rivette era esse assumido inadaptado que evitava entrevistas e aparições públicas? Que Jacques Rivette era esse crítico genial que lançou as fundações da “Política dos Autores”? Que Jacques Rivette era esse engenhoso cineasta que rejuvenescia a cada filme ? (...)(Sabrina D. Marques, In memorian: Jacques Rivette, o leão de Paris)
A Bela Intrigante

(La Belle Noiseuse,  1991/França  – 240 min)
Na região rural da Provença francesa, um pintor sexagenário chamado Édouard Frenhofer, aclamado em toda a Europa vive com sua esposa e musa. Após receber a visita de um jovem artista e sua amante Marianne, que inspiração a Fernhofer para terminar uma pintura que jamais conseguia finalizar "La belle noiseuse", usando Marianne como modelo. O filme explora minuciosamente o renascimento artístico do personagem.

Serviço:
14 de fevereiro (domingo)
excepcionalmente às 15h
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 - 3552
ENTRADA FRANCA

Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário