segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Cineclube da Cinemateca: O Cinema Feérico de Raúl Ruiz




Raúl Ruiz (1941-2011), cineasta chileno exilado na França, compôs, entre diversos países, elencos e línguas uma obra invulgar de mais de cem filmes, cujo princípio parece ser aquele do sonho: um cinema feérico, amplamente ancorado na experiência surrealista ou lúdica, na lógica da liberdade erudita, no jogo de labirintos intelectuais ou linguísticos, cujo centro parece ser a palavra: Mistério. Apresentamos, em formato introdutório à obra, uma seleção de quatro filmes e sua rara minissérie infantil para a TV portuguesa, Manoel na Ilha das Maravilhas.

Obs: Todos os filmes têm a classificação indicativa 12 anos (Manoel na Ilha das Maravilhas com indicação livre.)


02/10 – O Território 














(The Territory, 1981/Portugal -  104 min. Com: Geoffrey Carey, Duarte de Almeida, Rebecca Pauly)

Uma família de campistas parte sem rumo definido para um passeio na floresta. O guia desaparecido, encontram-se perdidos no "Território", um espaço de indefinição: não só o território não corresponde mais ao mapa, como se recusa a se submeter à lógica.
Inglês com legendas em português.


09/10 – A Cidade dos Piratas

 












(La Ville des Pirates, 1983/França, 111 min. Com: Hugues Quester, Anne Alvaro, Melvil Poupaud, André Hengel, Duarte de Almeida, Clarisse Dole, André Gomes)

Romance de formação, fábula onírico-arquetípica - Isidore vive como uma gata borralheira na casa dos pais, no litoral dos mares do Sul, quando sua espera tem fim ao encontrar em seu armário Malo, um menino que fugiu de casa, espécie de Peter Pan que ama ouro e só come alho, com quem viaja para a Ilha dos Piratas, onde vive Toby, um homem dentro de quem vive toda sua família.
Francês com legendas em português.


16/10 – Manoel na Ilha das Maravilhas

 












(Les Destins de Manoel, 1984/Portugal - 150 min. Com: Ruben De Freitas, Marco Paulo De Freitas, Aurelie Chassel, Fernando Heitor, Diogo Doria)

Série infantil em três episódios destinada à programação de Natal da TV portuguesa. 1º episódio: Manoel, sete anos, mora numa vila litorânea na ilha de Madeira. Manoel visita um jardim proibido e se encontra consigo mesmo aos treze anos de idade, descobrindo que certas escolhas que deverá fazer ao longo do dia influirão decisivamente em seu destino e no de sua família. 2º episódio: Manoel parte com a escola num passeio à floresta. Durante a soneca coletiva numa clareira, Manoel encontra um pirata com quem troca de aparência. 3º episódio: Manoel vai viver com sua tia na cidade de Funchal. Lá ele encontra Marilina, uma pequena campeã de xadrez, e um misterioso capitão.
Versão francesa com legendas em português.


23/10 – O Tempo Redescoberto

 












(Le Temps Retrouvé, 1999/França, 158 min. Com: Catherine Deneuve, Emmanuelle Béart, Vincent Perez, John Malkovich, Pascal Greggory)

Em 1922, Marcel Proust, em seu leito de morte, rememora sua vida. Sua vida, isto é, sua obra e os personagens da realidade se fundem com aqueles da ficção e a ficção toma pouco a pouco conta da realidade. Todos seus personagens se metem a assombrar o pequeno apartamento da rua Hamelin e os dias felizes da infância se alternam com as lembranças mais próximas de sua vida social e literária. Adaptação de Em Busca do Tempo Perdido e, em especial, do último volume, O Tempo Redescoberto.
Francês com legendas em português.


30/10 – Combate do Amor em Sonho

 











(Combat d'amour en songe, 2000/França, 122 min. Com: Melvil Poupaud, Elsa Zylberstein, Lambert Wilson, Christian Vadim, Diogo Doria, Rogerio Samora, Marie-France Pisier, Mathieu Demy)

Piratas e tesouros. O bem e o mal. Tal como em uma história para crianças: narrar os acontecimentos é o verdadeiro tesouro. O fantástico faz parte da vida e do cinema. Estranhas anomalias físicas, manuscritos indecifráveis, guardas de um olho só. Um jovem de coração puro, partidário da liberdade de pensamento, é confrontado com a pressão social para que enriqueça a qualquer preço. Um grupo de crianças cegas que tenta converter aqueles que não acreditam no poder da fé cristã. Um bordel de velhas freiras, que se prostituem para pagar o aluguel. Contradições e ironias que transformam este conto de fadas em uma espécie de fábula filosófica. Entretanto, o diretor Raoul Ruiz lembra que seu filme tem uma relação estreita com a realidade: no começo do século, Ricardo Latcham, um jovem de 20 anos, mero funcionário da Biblioteca Nacional do Chile, foi contratado por um caçador de tesouros. Juntos, chegaram até o norte do país, em Guayacam, onde se envolveram em aventuras fabulosas.
Francês com legendas em português.


Serviço:
Sessões aos domingos
Às 16h
Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
(41) 3321 – 3552
ENTRADA FRANCA

Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário