sábado, 14 de setembro de 2019

Clube do Filme: Céline e Julie vão de barco

O Clube do Filme continua em setembro, em novo local: na Confraria dos Viajantes. À semelhança de um clube do livro, toda quarta quarta-feira do mês nos encontramos para a discussão de um filme e textos relacionados. Com foco na Nouvelle Vague, o Clube se propõe a discutir as renovações técnicas, temáticas e filosóficas propostas pela crítica da época e seu cinema, que tomou de assalto a França e o mundo.

Neste mês, o ponto de partida é  "Céline e Julie vão de barco" (1974) de Jacques Rivette.


Se o cinema e o teatro apresentam-nos o homem em ação (fala e gestos), os modos de aparência diferem de maneiras singulares e essa mudança de perspectiva não ocorre sem alterar seriamente o seu objeto. (...)
Os atores cedem à câmera, enquanto a câmera, ao contrário, segue-os e as performances alternadamente tensas e relaxadas cumprem o duplo movimento de tensão e relaxamento na respiração dramática. O corpo do ator - que no teatro é apenas um suporte abstrato do gesto e da fala - descobre sua plena realidade carnal: um olho que abre irrompe a tela, mãos e rostos, em seus menores frêmitos, desdobram e expressam, como vozes, uma verdade que é inteiramente das aparências. Constantemente, diante dos nossos olhos, a carne é visitada pelo espírito.

Jacques Rivette, na sua crítica de "Sob o signo de capricórnio" de Hitchcock.

A partir deste filme de Rivette, abordaremos seu trabalho como crítico, sua visão sobre o cinema e o teatro, bem como sua abordagem pessoal sobre diferentes gêneros da sétima arte e como esta se reverbera em suas aspirações experimentais e transgressoras de forma, entre outros temas.

 
"Céline e Julie vão de barco" foi lançado em DVD, disponível em sebos e locadoras, mas nem sempre é fácil de ser encontrado por meios tradicionais. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar.

Os textos para leitura (recomendada, não obrigatória):

 1) "Já não somos inocentes", de Jacques Rivette (http://coletivoatalante.blogspot.com/2016/04/ja-nao-somos-inocentes.html)
2) Crítica de "Sob o signo de Capricórnio" por Jacques Rivette (http://www.focorevistadecinema.com.br/jornalcapricorn.htm)
3) "Jacques Rivette, questão de vida e morte", por Adolfo Gomes (http://www.contracampo.com.br/100/pgrivetteadolfo.htm)
Serviço:
Clube do Filme na Confraria dos Viajantes
"Céline e Julie vão de barco" (Céline et Julie vont en bateau
, 1974), de Jacques Rivette
Dia 25/09 (quarta quarta-feira do mês)
Das 19h15 às 21h45

Na Confraria dos Viajantes
(Rua Nilo Peçanha, 1080, Espaço Terracota, São Francisco - Curitiba)

ENTRADA FRANCA


*
Devido ao horário, não será exibido o filme na íntegra, mas alguns trechos (do filme indicado, de outros) ou mesmo curtas devem ser apresentados como pontos relevantes para a conversa.


Realização: Coletivo Atalante e
Confraria dos Viajantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário