quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Clube do Filme: Entre amigas

[Atualização: excepcionalmente neste mês, vamos assistir ao filme na íntegra e debater logo em seguida, como fazemos no Cineclube do Atalante. Agradecemos a compreensão e esperamos por você lá!]

O Clube do Filme continua em outubro, no dia 23, em novo local: na Confraria dos Viajantes. À semelhança de um clube do livr
o, toda quarta quarta-feira do mês nos encontramos para a discussão de um filme e textos relacionados. Com foco na Nouvelle Vague, o Clube se propõe a discutir as renovações técnicas, temáticas e filosóficas propostas pela crítica da época e seu cinema, que tomou de assalto a França e o mundo.


Neste mês, o ponto de partida é "Entre amigas" (Les Bonnes femmes, 1960) de Claude Chabrol.

A acumulação de detalhes não é feita para ser completamente apreendida pelo espectador, mas para que ele apreenda apenas um pouco e que sinta uma sensação bizarra...” 
- Claude Chabrol.
Vamos aproveitar a ocasião para explorar melhor a obra deste cineasta tão habilidoso quanto discreto que, saído da crítica da Cahiers du Cinéma, trilhou um caminho à margem de seus pares e é até hoje subestimado.


"Entre amigas" também foi chamado de "Mulheres fáceis" no Brasil, porém nem sempre é fácil de ser encontrado por meios tradicionais. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar.

Os textos para leitura (recomendada, não obrigatória):
1) Crítica de "Janela Indiscreta" por Chabrol: http://www.contracampo.com.br/16/chabrolrearwindow.htm
2) Crítica de "Entre amigas" por Luiz Soares Junior: https://www.apaladewalsh.com/2017/12/les-bonnes-femmes-de-lobos-e-de-fabulas/

Serviço:
Clube do Filme na Confraria dos Viajantes
"Entre amigas" (Les Bonnes femmes
, 1960), de Claude Chabrol
Dia 23/10 (quarta quarta-feira do mês)
Das 19h15 às 21h45

Na Confraria dos Viajantes
(Rua Nilo Peçanha, 1080, Espaço Terracota, São Francisco - Curitiba)

ENTRADA FRANCA


*
Devido ao horário, não será exibido o filme na íntegra, mas alguns trechos (do filme indicado, de outros) ou mesmo curtas devem ser apresentados como pontos relevantes para a conversa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário