quarta-feira, 21 de abril de 2021

Clube do Filme: Uma Rapariga no verão

O Clube do Filme continua em atividade, mesmo durante a epidemia, em formato virtual. Sempre na quarta quarta-feira do mês nos reunimos para a discussão de um filme e textos relacionados.

Em abril,o filme é "Uma Rapariga no verão" (1986), de Vítor Gonçalves.

Este é um filme de brevíssimos planos, filmados por uma câmera que raras vezes se move. Mas cada plano contém a capacidade de durar mais, e é como se essa duração não lhe fosse consentida. Como se houvesse à volta deles (planos e personagens) um inexorável sentido de fatalidade. E como se tudo se interligasse e associasse obscuramente (...) Este é um filme sobre a diferença entre dizer e mostrar “uma luz inquietante no olhar” e “uma inquietante luz no olhar”.
-João Bénard da Costa

O filme está disponível no YouTube e também para download aqui (em caso de problemas com o link, envie um email para nós: coletivoatalante@gmail.com).

Textos para leitura, todos breves:
A) Crítica do filme pelo João Bénard da Costa, disponível aqui.
B) "Uma Rapariga no Verão: A vida passageira", por Luiz Soares Júnior, disponível aqui.
C) Crítica do filme por Marcelo Miranda, disponível aqui.

Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a imprevistos com a plataforma Jitsi, este mês utilizaremos o Google Meet. O novo link encontra-se abaixo.

Serviço:

Clube do Filme: Uma Rapariga no verão (1986), de Vítor Gonçalves.
Dia 28/04 (quarta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante


Nenhum comentário:

Postar um comentário