quinta-feira, 13 de maio de 2021

Clube do Filme: Mistérios de Lisboa

O Clube do Filme continua em atividade, mesmo durante a epidemia, em formato virtual. Sempre na quarta quarta-feira do mês nos reunimos para a discussão de um filme e textos relacionados, atualmente em uma exploração do cinema português.

Em maio, o filme é "Mistérios de Lisboa" (2010), de Raúl Ruiz.


"Copiar, inventar, descobrir, são processos extremamente complexos e nem sempre cômodos de diferenciar. O terreno sobre o qual se fundou a maior parte das nossas convicções vem se tornado incerto à força de paradoxos, contradições e redundâncias - o todo, corrompido por uma boa dose de má fé. Esse território se revelava ao mesmo tempo, ser um amontoado de ideias esmagadoras que, abaixo o pretexto de datar de algum tempo, escaparam da nossa atenção. É possível que nos achássemos demasiadamente ocupados verificando a cada momento em que ponto da cronologia oficial do mundo estávamos situados, passando o tempo em classificar nossas obras como boas ou ruins; boas, por serem novas, ou ruins, por serem antigas- em uma singular perversão do argumento teológico da existência de Santo Anselmo, fabricante de mundos perfeitos. Perfeitos por não terem sido nunca antes vistos."
- Raúl Ruiz em "Imagens de Imagens"

O filme está disponível para download aqui (em caso de problemas com o link, envie um email para nós: coletivoatalante@gmail.com).

Textos para leitura:
A) "Imagens de imagens", de Raúl Ruiz, disponível aqui.
B) "Um fantasma ao meio-dia: um tributo a Raúl Ruiz (1941-2011)", por Adrian Martin, disponível aqui.


Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a imprevistos com a plataforma Jitsi, prosseguimos este mês com o Google Meet. O novo link encontra-se abaixo.

Serviço:

Clube do Filme: Mistérios de Lisboa (2010), de Raúl Ruiz.
Dia 26/05 (quarta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante


Nenhum comentário:

Postar um comentário