quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Mostra Atalante apresenta Cineastas Alemães

Parte das celebrações dos 45 anos da Cinemateca de Curitiba, o Coletivo Atalante apresenta uma mostra dedicada aos cineastas da Alemanha em seis sessões seguidas de debates em outubro, todas exibições em 35mm do acervo da Cinemateca.


Um mergulho tanto em uma filmografia como no acervo de uma instituição, acreditamos que se trata de uma oportunidade para (re)descobrir o fervilhante cinema realizado na Alemanha na virada dos anos 1970 e 1980 como de valorizar o trabalho de guarda da segunda cinemateca mais antiga do Brasil.


Todas as sessões são gratuitas!

Programação completa:

01/10, sábado
às 16h:
Os Anos de Chumbo, de Margarethe Von Trotta

(Die Bleierne Zeit, 1981, ALE, 106 min, drama, 14 anos)
Direção: Margarethe Von Trotta. Com Jutta Lampe, Barbara Sukowa, Rüdiger Vogler

Juliane (Jutta Lampe) e Marianne (Barbara Sukowa), filhas de um pastor protestante, se afastam da austeridade religiosa de seus pais e tentam mudar a sociedade. Cada uma escolhe uma maneira diferente: enquanto Juliane é uma jornalista engajada, sua irmã faz parte de uma organização terrorista. Quando Marianne é presa pelas autoridades, Juliane se torna seu único vínculo com o mundo fora da prisão.

 

01/10, sábado
às 19h:
Rosa Luxemburgo, de Margarethe Von Trotta

(Rosa Luxemburg, 1986, ALE, 121 min., drama/biografia, 14 anos)

Direção: Margarethe Von Trotta. Com Barbara Sukowa, Daniel Olbrychski, Otto Sander

Nascida na Polônia e doutora em Ciências Econômicas, Rosa Luxemburgo torna-se uma das grandes líderes do movimento operário revolucionário alemão, adere ao Partido Social-Democrata alemão em 1898 e em 1914, rompe violentamente com essa agremiação. Rosa, a Vermelha, como era conhecida, visceralmente internacionalista e antibelicista, condena como uma traição o apoio dos social-democratas à deflagração da Primeira Guerra Mundial. Ao lado de Léo Jogiches e do revolucionário Karl Liebknecht, junto com o qual fundou a Liga Spartacus, embrião do futuro Partido Comunista Alemão, a militante se embrenha cada vez mais no movimento de massas, passando longos períodos na prisão.

 

02/10, domingo
às 16h: Lili Marlene
, de Rainer Werner Fassbinder

(Lili Marleen, 1981, ALE, 120 min., drama, 16 anos)
Direção: Rainer Werner Fassbinder.
Com Hanna Schygulla, Giancarlo Giannini, Mel Ferrer

Fassbinder utiliza a história da mais popular canção da Segunda Guerra - Lili Marlene - para construir uma alegoria sobre as intrincadas relações entre a arte, o amor e o poder nos anos negros da Alemanha nazista.

 

08/10, sábado
às 16h: O Amigo Americano
, de Wim Wenders

(Der amerikanische Freund, 1977, ALE, 128 min., policial, 14 anos)

Direção: Wim Wenders. Com Bruno Ganz, Dennis Hopper, Nicholas Ray.

Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz) é um pacato moldurista alemão, que tem um áspero contato com um americano, Tom Ripley (Dennis Hopper), em um leilão. Jonathan desconfia que está sofrendo de uma moléstia incurável e recebe uma inacreditável proposta de um gângster: matar um bandido rival, recebendo em troca uma quantia que permitisse que sua família vivesse tranquila após sua morte. Dividido entre a angústia de estar com os dias contados e a hesitação em se tornar um assassino, Jonathan cada vez mais se envolve na trama. Porém o que ele não sabe é que quem está por trás dela é justamente Tom Ripley.

 

08/10, sábado
às 19h: Paris, Texas
, de Wim Wenders

(Paris, Texas, 1984, ALE/FRA/RU, 145 min., drama, 16 anos)
Direção: Wim Wenders. Com Harry Dean Stanton, Natassja Kinski, Dean Stockwell.
Um homem (Harry Dean Stanton) é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt (Dean Stockwell), que é casado com Anne (Aurore Clément). Com eles vive também Alex, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.

 

09/10, domingo
às 16h: Fitzcarraldo
, de Werner Herzog

(Fitzcarraldo, 1982, ALE, 157 min., aventura, 14 anos)

Direção: Werner Herzog. Com Klaus Kinski, José Lewgoy, Claudia Cardinale

Brian Sweeney Fitzgerald ("Fitzcarraldo", na pronúncia dos nativos), fã do tenor italiano Enrico Caruso, sonha em construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas. Fitzgerald já havia investido numa Estrada de Ferro, a Transandina, e falhara. Tentava conseguir os recursos com um novo empreendimento, uma fábrica de gelo. Graças a esses negócios improváveis, ele foi chamado de "Conquistador do Inútil". Finalmente, consegue dinheiro de sua amante, dona do bordel da cidade, e compra um grande barco fluvial, tentando encontrar uma nova rota para transportar a borracha, de terras que conseguiu a autorização governamental para explorar. Com o navio, Fitzgerald se dirige ao local onde quer explorar a borracha. Alucinado, transpõe morros e matas com o barco, à custa de vidas humanas e muito sofrimento.


Serviço:

Mostra Atalante apresenta Cineastas Alemães: sessões em 35mm do acervo da Cinemateca de Curitiba
Dias 01, 02, 08 e 09 de outubro
Às 16h e às 19h

Na Cinemateca de Curitiba
(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174- São Francisco)
(41) 3321-3552.

ENTRADA FRANCA! Sala sujeita à lotação. Recomendamos o uso de máscara PFF2 durante o evento.


PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.

Realização: Coletivo Atalante
Incentivo: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário