domingo, 27 de novembro de 2022

Clube do Filme: O Amor de Astrée e Céladon

O Clube do Filme do Atalante continua em atividade no formato virtual. A cada mês nos reunimos na em uma quarta-feira para a discussão de um filme e textos relacionados, sempre gratuitamente.

Em 2022 iremos explorar a filmografia do cineasta francês Éric Rohmer (1920-2010)!

Em novembro, em nosso último encontro do ano teremos como ponto de partida o último longa-metragem do diretor: "O Amor de Astrée e Céladon" (
Les amours d'Astrée et de Céladon, 2007).


"Uma arte nasceu que agora nos dispensa de celebrar a beleza e fazê-la nossa pelo nosso canto. Nada como o cinema demonstra melhor a vaidade do realismo e, ao mesmo tempo, cura o artista deste amor-próprio do qual por toda parte ele perece. Uma longa familiaridade com a arte não nos fez senão mais sensíveis à beleza bruta das coisas; somos tomados por uma vontade irresistível de olhar o mundo com nossos olhos de todos os dias, de conservar conosco esta árvore, esta água que corre, este rosto alterado pelo riso ou pela angústia, tais como são, a despeito de nós."
- Éric Rohmer, em "Vaidade da Pintura", texto recomendado para leitura neste mês.

O filme está disponível aqui. Qualquer problema, fale conosco.

Texto indicado para leitura:
A) "Vaidade da Pintura", por Éric Rohmer. Disponível aqui.

Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a limitações de tempo do Meet, voltamos com nossa sala do Jitsi.

Serviço:

Clube do Filme: "O Amor de Astrée e Céladon" (2007), de Éric Rohmer
Dia 30/11 (quarta-feira)
Das 19h15 às 21h30
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário