sexta-feira, 1 de junho de 2012

Coletivo Atalante e Bicicletaria Cultural apresentam: Episódios de "Alfred Hitchcock Apresenta" e "Além da Imaginação"



Dentre as artes nascidas no século XX a televisão é uma das mais vilipendiadas. Por puro preconceito ela foi vista como uma forma reacionária e  alienante de comunicação. Por mais que existam casos que confirmem essa ideia, desde sua gênese obras de grande relevo artístico foram concebidas para o suporte televisivo.

Alfred Hitchcock Apresenta, produzida entre 1955 e 1962, foi crucial na elaboração de uma forma narrativa dentro da telinha. Seus episódios, muitos dirigidos pelo próprio mestre e por futuros diretores como Robert Altman, traziam histórias curtas mas com um potencial expressivo bem forte. Aqui, aliou-se a produção objetiva e industrial que a televisão demanda, com um texto sempre inteligente, entrelaçado por uma direção segura e primorosa. Além disso, as intervenções Hitchcockianas se tornam um show a parte.

Além da Imaginação pode ser considerada a grande herança dessa era de ouro da televisão. Seguia o molde de Hitchcock Apresenta, com episódios de duração curta, tramas diferentes a cada capítulo, sempre tratando de temas envoltos no sobrenatural, no inacreditável, no fantasioso. A narração sóbria, por vezes assustadora, de Rod Serling, era a voz do Destino nos episódios. Inescapável. A série criou fãs ardorosos, como David Lynch, Steven Spielberg e J.J. Abrams. Hoje é impossível pensar em um universo fantástico sem ser, mesmo que indiretamente, influenciado por ela.

Os episódios a serem exibidos, respectivamente Breakdown e Walking Distance, são paradigmas dentro das séries,  contém as suas convenções e suas transgressões. O primeiro, dirigido por Hitchcock, é uma experiência de transposição do seu estilo para um novo meio, um novo público. O segundo é um dos grandes momentos dessa arte, homenageado merecidamente por J.J. Abrams em Super 8. Trata do crescimento, do que não volta e das lembranças que nos acariciam ao mesmo tempo em que nos ferem.

A televisão, mostrou Hitchcock e Serling, mesmo engatinhando já dava passos largos. 


Cauby Monteiro


(Atalante, 2012)
 
Serviço:
Dia 05 de junho (terça)
às 19h30
Na Bicicletaria Cultural
(Rua Pres. Faria, 226 – Subsolo, Centro – Ao lado da UFPR – Pç. Santos Andrade)
ENTRADA FRANCA
 
Realização: Coletivo Atalante e Bicicletaria Cultural  
Apoio: Cinemateca de Curitiba e DVD10 Videolocadora 
 
Programação completa da Mostra "A televisão levada a sério": 9706-8837
coletivoatalante@gmail.com
http://coletivoatalante.blogspot.com.br/
Coletivo Atalante no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário