sexta-feira, 15 de março de 2024

Clube do Filme: À Espera dos Bárbaros

Atendendo a pedidos, o Clube do Filme do Atalante está de volta! E nosso primeiro encontro do ano será o encerramento do ciclo dedicado a Eugène Green com "À Espera dos Bárbaros" (2017).

Em atividade de encontros mensais desde 2018, sempre
nos reunimos para uma discussão de um filme e textos relacionados, abordando neste ciclo a obra de um dos cineastas mais interessantes e encantadores deste século.

Nosso encontro será no dia 27 de março, quarta-feira, às 19h15, via Jitsi, ao vivo, entrada livre e gratuita.


"Apesar da natureza espartana da sua mise-en-scène, Green é um realizador com um olho apurado para brilhantes imagens, tão mais belas pela severidade que transmitem. Somente esse tipo de forma poderia sustentar o registo que o cineasta exige aos seus atores, que passam a maior parte do filme a declamar textos, ora originais ora medievais, diretamente para a câmara num estilo tão desafetado que parece quase alienígena. Indo ainda mais longe do que já tinha ido em obras como “La Spaienza” e “Les fils du Joseph”, Green propõe uma quase absoluta anulação da expressão humana, quer a níveis de linguagem corporal, reação facial ou mesmo cadências vocais. Somente um revirar de olhos trocista tem direito a aparecer em cena"
- Cláudio Alves, em sua crítica do filme, uma das leituras recomendadas deste mês.


O filme encontra-se disponível aqui (com legendas disponíveis). Qualquer problema (inclusive com as legendas embutidas e seu uso por VLC), só avisar que podemos ajudar.

Textos recomendados para leitura:

A) Crítica do filme por Cláudio Alves, disponível aqui.

B) Crítica do filme por Wilson Roberto Vieira Ferreira, disponível aqui.

Como de costume, nosso propósito no Clube do Filme é discutir obras e textos com um pouco mais de tempo que nos debates após as sessões do cineclube, logo, o filme não será exibido na data. Recomendamos que o filme já tenha sido visto e também a leitura dos textos, porém isso não é exigido para participação. Devido ao formato virtual, não poderemos exibir com qualidade trechos do filme e de outros trabalhos, mas acreditamos ser importante retomarmos as atividades possíveis durante a pandemia. O ingresso, como sempre, é gratuito.

Devido a limitações de tempo do Meet, voltamos com nossa sala do Jitsi. O Jitsi dispensa downloads de aplicativos e senhas no PC, mas caso acesse pelo celular, recomendamos o download do aplicativo (gratuito).

Serviço:

Clube do Filme:"À Espera dos Bárbaros" (2017), de Eugène Green
Dia 27/03 (quarta-feira)
Das 19h15 às 21h30
Via Jitsi:
https://meet.jit.si/ClubedoFilmeAtalante
ENTRADA FRANCA

Coordenação e mediação: Giovanni Comodo
Realização: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário