terça-feira, 23 de abril de 2013

Cineclube Sesi: Curtas de Joaquim Pedro de Andrade

Nesta quinta-feira dia 25/04 o Cineclube Sesi apresenta uma seleção de curtas de Joaquim Pedro de Andrade (O Mestre de Apipucos, O Poeta do Castelo, Couro de Gato, Cinema Novo, A Linguagem da Persuasão, Vereda Tropical), encerrando o ciclo Viva o Cinema Novo! No dia 02 de maio é a vez de Hiroshima, Meu Amor, de Alain Resnais, abrindo o ciclo Nouvelle Vague.
Sempre com entrada franca!

Cineclube Sesi: Curtas de Joaquim Pedro de Andrade
Dib Lutfi em "Cinema Novo"
Tal como Manuel Bandeira, tema de seu segundo documentário de curta-metragem, Joaquim Pedro de Andrade, poeta em pele de cineasta, está interessado nos ‘becos’ da sociedade, nos seres que ela comporta. Aparências e superfície só interessam na medida em que são desmistificadas para deixar transparecer as contradições da realidade brasileira.
1 - O Mestre de Apipucos »
Curta-metragem / 35mm / P&B / 8 min / 1959 Com roteiro estruturado sobre textos de Gilberto Freire, o filme documenta a vida diária e o método de trabalho do escritor e sociólogo, em sua casa de Apipucos: seus prazeres gastronômicos, a beleza da moradia, o exercício da intelectualidade e o prazer sem divisões específicas.
2 - O Poeta do Castelo »
Curta-metragem / 35mm / P&B / 10 min / 1959 Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio; a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro.

3 - Couro de Gato »
Curta-metragem / 35mm / P&B / 12 min / 1960 Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. Exercício de realismo lírico, síntese de ficção e documentário, o filme narra o amor de um menino por um angorá e seu dilema ao ter que vender o bichano. Episódio do longa-metragem Cinco Vezes Favela, do Centro Popular de Cultura/UNE (1963).

4 - Cinema Novo »
Curta-metragem / 16mm / P&B / 30 min / 1967 O documentário, que confirma o interesse crescente pelo Cinema Novo no exterior, acompanha as filmagens de El Justicero e Terra em Transe; o roteiro de Garota de Ipanema; a montagem de Opinião Pública; a dublagem de Todas as Mulheres do Mundo e o lançamento de A Grande Cidade.

5 - A Linguagem da Persuasão »Curta-metragem / 35mm / cor / 9 min / 1970 Filme sobre a função dos meios de comunicação como forma de aperfeiçoamento profissional, patrocinado pelo SENAC. 
6 - Vereda Tropical »
Curta-metragem / 35mm / cor / 18 min / 1977 Episódio do longa-metragem Contos Eróticos.Crônica de uma tara gentil, encontro lírico nas veredas escapistas de Paquetá, imagética verbalização e exposição vergonhosamente impudica das fantasias eróticas, Vereda Tropical contém a denúncia da vocação genital dos legumes, a inteligência das mocinhas em flor, o gosto da vida e a suma poética de Carlos Galhardo. Educativo e libertário.


Serviço:
dia 25/04 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA

Realização: Sesi
Apoio: Atalante e Filmes do Serro

Nenhum comentário:

Postar um comentário