terça-feira, 30 de abril de 2013

Cineclube Sesi: "Hiroshima Meu Amor", de Alain Resnais

Nesta quinta-feira dia 02/05 o Cineclube Sesi apresenta "Hiroshima Meu Amor", de Alain Resnais, abrindo o ciclo Nouvelle Vague que contará ainda com "Crônica de um Verão", de Edgar Morin e Jean Rouch (09/05), "A Verdadeira História do Barba Azul", de Claude Chabrol (16/05) e "O Demônio das 11 Horas", de Jean-Luc Godard (23/05).
Sempre com entrada franca!

Cineclube Sesi: "Hiroshima Meu Amor", de Alain Resnais

Sinopse:
Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.

Sobre o filme:
Em 1959 Alain Resnais foi chamado para filmar sobre as bombas atômicas, a guerra, as mortes e a violência ainda tão recentes.
“Hiroshima” é mais do que condizente com o tema, no entanto, como “MEU AMOR” poderia vir após um sinônimo de destruição e insanidade humana?
Após 5 segundos sente-se que algo mudou, a realidade já é completamente diferente.
As coisas são mais complexas, confusas e dolorosas do que um simples filme-documentário sobre a II GM. O ataque a Hiroshima e um leve fechar de mão traz à tona memórias e recordações de duas pessoas que viram suas vidas transformadas.
Na tela, o poder arrasador atribuído às lembranças que contornam o tempo presente, a identidade dos protagonistas condensadas em recortes de uma realidade irrecuperável.
Só é possível seguir em frente ao nos libertar do passado.

Felipe Cruz e Mariana Hass(Cine UEPA, 2008)

Serviço:
dia 02/05 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA

Realização: Sesi
Apoio: Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário