Peter Tscherkassky é inserido dentro da tradição dos cineastas que fazem filmes de arquivo, ou seja, filmes feitos a partir de matérias filmados por outros. Por essa definição é realmente muito fácil atribuir essa alcunha a Tscherkassky; realmente ele trabalha com material de arquivo, mas o que ele faz com isso é completamente diferente de todos os outros cineastas desse “gênero”. Filmes como A movie de Bruce Conner ou os de Martin Arnold pretendem um estudo psicológico, antropológico, genealógico da história do cinema (ou das imagens movimento, como preferirem), é um trabalho denso de encontrar discursos ali que se manifestem para além dos filmes, o papel da mulher em Holywood, por exemplo. Conner demonstra a fragilidade dos discursos ao associar criativamente imagens e extrair sentidos outros delas (a montagem soviética é regra). Tscherkassky é outra coisa (para mim outro patamar), ele transforma as imagens compondo quadros de recortes extremamente sinistros e belos na sua forma. Ele respeita o cinema, os discursos do cinema ao ponto de fazer filmes de terror, fazer westerns etc. Se em vários dos filmes de arquivo percebemos um artifício por vezes inocente e preconceituoso de montagem em relação aos filmes que eles utilizam como base, o austríaco parece estar tão somente fazendo um filme dele. A destruição das imagens no cinema de Tscherkassky pretende-se um trabalho de ourivesaria difícil, a questão não é achar o momento e sim construir a partir da pérola outra pérola, mais torta e bizarra, mas igualmente bonita.
Cauby Monteiro
(http://verobranco.wordpress. com/)
(http://verobranco.wordpress.
1 - Motion Picture (1984, 3 min.)2 - Manufraktur (1985, 3 min.)3 - L’arrivé (1999, 3 min.)4 - Outer Space (2000, 10 min.)5 - Dreamwork (2002, 10 min.)6 - Instructions for a Light & Sound Machine (2005, 17 min.)
Serviço:
dia 27/06 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
Realização: Sesi
Apoio: Atalante
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