sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cineclube Sesi: curtas de Peter Tscherkassky


Peter Tscherkassky é inserido dentro da tradição dos cineastas que fazem filmes de arquivo, ou seja, filmes feitos a partir de matérias filmados por outros. Por essa definição é realmente muito fácil atribuir essa alcunha a Tscherkassky; realmente ele trabalha com material de arquivo, mas o que ele faz com isso é completamente diferente de todos os outros cineastas desse “gênero”. Filmes como A movie de Bruce Conner ou os de Martin Arnold pretendem um estudo psicológico, antropológico, genealógico da história do cinema (ou das imagens movimento, como preferirem), é um trabalho denso de encontrar discursos ali que se manifestem para além dos filmes, o papel da mulher em Holywood, por exemplo. Conner demonstra a fragilidade dos discursos ao associar criativamente imagens e extrair sentidos outros delas (a montagem soviética é regra). Tscherkassky é outra coisa (para mim outro patamar), ele transforma as imagens compondo quadros de recortes extremamente sinistros e belos na sua forma. Ele respeita o cinema, os discursos do cinema ao ponto de fazer filmes de terror, fazer westerns etc. Se em vários dos filmes de arquivo percebemos um artifício por vezes inocente e preconceituoso de montagem em relação aos filmes que eles utilizam como base, o austríaco parece estar tão somente fazendo um filme dele. A destruição das imagens no cinema de Tscherkassky pretende-se um trabalho de ourivesaria difícil, a questão não é achar o momento e sim construir a partir da pérola outra pérola, mais torta e bizarra, mas igualmente bonita.
1 - Motion Picture (1984, 3 min.)2 - Manufraktur (1985, 3 min.)3 - L’arrivé (1999, 3 min.)4 - Outer Space (2000, 10 min.)5 - Dreamwork (2002, 10 min.)6 - Instructions for a Light & Sound Machine (2005, 17 min.)
Serviço:
dia 27/06 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA

Realização: Sesi
Apoio: Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário