“Necrology” é construído num
acúmulo de tensões: a fonte do título com letras góticas, a música dramática e
o volume incessante de pessoas vindas do nada e subindo em direção ao nada...
Quem são estas pessoas e pra onde elas vão? O que se esconde por trás deste
movimento insistente?
O título do filme dá a
resposta. Necrológio segundo o dicionário Aurélio é 1. Notícia em jornal relativa a pessoas falecidas e 2. Elogio escrito ou falado de pessoas
falecidas. Estas pessoas morreram e estão indo para o além.
A quebra se dá com a entrada
dos créditos, “Cast in order of appearance”.Sobre uma música festiva de parada
militar entram os nomes do atores e os conceitos -personagens que representaram:na
quase totalidade suas profissões ou funções sociais.
Aqui o diretor tece seu
comentário sobre o anonimato. Será que aquelas formas humanas que desfilaram
sob os nossos olhos na quase totalidade do filme precisam de um conceito que as
amarrassem a um significado? E este conceito estaria na função social de cada
forma? Será que as formas não dizem o suficiente, não têm substância? Questões
elementares para a representação e percepção do mundo.
Miguel Haoni
(Cineclube Sesi, 2014)
(Cineclube Sesi, 2014)
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