terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cineclube Sesi: "Corrida Contra o Destino", de Richard C. Sarafian

No dia 28/02 (quinta) o Cineclube Sesi apresenta "Corrida Contra o Destino", de Richard C. Sarafian, encerrando o ciclo A Geração do Meio do Cinema Hollywoodiano. No dia 7 de março começa o ciclo A Mulher no Cinema com 5 curtas da realizadora Maya Deren.
Sempre com entrada franca!

Cineclube Sesi apresenta: "Corrida Contra o Destino", de Richard C. Sarafian

Sinopse:
 Barry Newman é o astro deste filme como Kowalski, o último herói americano, disposto a provar que pode ir de Denver a San Francisco de carro em apenas 15 horas. No meio do caminho, ele conhece um velho mineiro, uma mulher nua de motocicleta e um disc-jockey cego que "vê" o perigo antes que ele aconteça. É uma incrível aventura repleta de ação!

Sobre o filme:
“Kowalski, para quem a liberdade é a velocidade da alma…”  (Super soul)
Essa frase praticamente define um dos mais fortes sentimentos que Kowalski nos passa. Podemos ver além. Algo como a ressaca de Woodstock, o fim de uma época, de um percurso repleto de sonhos perdidos, esse é o trajeto que o Dodge Challenger branco que Kowalski pilota segue.
Vanishing Point é um dos mais reverenciados “road movies”(filmes de estrada) de todos os tempos, com seqüências virtuosas de ação em alta velocidade guiadas por diálogos simples e poéticos. O “road movie” é representado por obras das mais variadas como: Morangos Silvestres(Ingman Bergman), Easy Rider(Dennis Hopper) ou Brown Bunny(Vicent Gallo). Gênero onde a estrutura do argumento remonta tanto a Odisséia de Homero quanto ao “Bildungsroman” de Goethe, que evidencia o amadurecimento físico, moral e psicológico de um personagem, o revelando para si mesmo.
A fuga de Kowalski é um passeio episódico pela vida, ao contrário da viagem triunfante do herói em seu retorno para casa. Surgem distinções que apresentam um novo lugar ou destino, uma viagem ao infinito, o personagem descobre que as experiências o transformaram e o impossibilitaram de voltar a sua origem, só lhe resta escolher entre a morte ou o exílio, uma crise existencial que se estende por planícies mais vastas que a estrada percorrida por ele onde vislumbramos o reflexo da identidade perdida e paradoxal de um país. Kowalski é um herói mítico obstinado e perdido, imerso em sua desilusão árida e vasta como o deserto. 

 
Max Andreone
(Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema - 2008)


Serviço:
dia 28/02 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA

Realização: Sesi

Apoio: Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário