terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cineclube Sesi: "Luzes da Cidade", de Charlie Chaplin

Nesta quinta-feira, dia 3, o Cineclube Sesi apresenta o filme "Luzes da Cidade", de Charlie Chaplin, abrindo o ciclo O Cinema segundo André Bazin que contará ainda com"A Regra do Jogo", de Jean Renoir (10/10), "Soberba", de Orson Welles (17/10), "Stromboli", de Roberto Rossellini (24/10) e "Diário de Um Pároco de Aldeia", de Robert Bresson (31/10).
Sempre com entrada franca!


Cineclube Sesi apresenta:
"Luzes da Cidade", de Charlie Chaplin

Sinopse:
Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

Sobre o filme:
Charles Chaplin se viu afrontado pela chegada do som em 1927. Para garantir a sobrevivência de seu alter-ego Carlitos, personagem decididamente mudo, Chaplin não podia realizar um filme silencioso.Em 2 anos se dedicou à realizar O filme silencioso.
Em 1931 "Luzes da Cidade" chegou aos cinemas como uma peça de resistência contra a irracional modernização dos tempos. O romance entre o vagabundo e a florista cega transcorre no cenário da Grande Cidade, plena em sua decadência e injustiça. Cada cena no filme é concebida com precisão técnica incomum e com a liberdade poética de um multi-artista no auge de sua louca criatividade.
Chaplin é um coração gigante. Seu filme é de Amor, mas de um Amor maiúsculo: Amor por Carlitos, pelo cinema, pela platéia e pela tão vezes maltratada vida.

Miguel Haoni, 2011

Serviço:
dia 03/10 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
 

Realização: Sesi 
 
 (
 http://www.sesipr.org.br/cultura/)
Produção: Atalante (http://coletivoatalante.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário