sábado, 22 de agosto de 2015

Curso de História do Cinema na Universidade Positivo


História do cinema: uma nova abordagem para apreciar a Sétima Arte
Cinema é a arte das imagens em movimento. Como arte é o canal de expressão de homens e mulheres que concebem o mundo sob um prisma poético. Como imagens é o espelho da humanidade nos últimos 120 anos: suas ilusões, vergonhas, vitórias e medos projetados em 24 quadros por segundo. E como movimento é a música da luz, a montanha russa nas mais impressionantes paisagens do inconsciente.
Tudo isso, porém, quase sempre passa batido na nossa convencional fruição de filmes. A dieta viciada de audiovisual imposta pela indústria massiva de imagens nos impede de observar o universo por trás dos "roteiros e atuações".

Poesia em cinema é feita de zoom e travelling; do comportamento da câmera à mise-en-scène; do enquadramento criativo à duração do plano. Em resumo: da forma como se manipula a linguagem cinematográfica.

Nesse sentido o Curso de História do Cinema, ministrado por Miguel Haoni (do Coletivo Atalante), propõe, com a ajuda da História Contemporânea e da Filosofia da Arte, lançar outro olhar sobre o fenômeno audiovisual artístico.

O curso pretende observar como diferentes cineastas concebiam a arte em momentos chave de sua evolução histórica. A partir do debate crítico, leitura de textos e análise de filmes investigaremos de que maneira esta linguagem de imagens é tecida na construção de discursos e sensações, configurando parte fundamental de nossa experiência no mundo contemporâneo.
  
Temas abordados:
1)Trajetória da mise-en-scène em profundidade de campo: pequena história da encenação cinematográfica a partir das relações entre plano e profundidade;
2) Chang Cheh e a era maneirista: uma imersão no cinema de artes marciais dos anos 60 e 70 a partir da escrita de seu maior mestre.
3) História(s) do cinema segundo Jean-Luc Godard: leitura poética dos cinemas clássico e moderno a partir dos ensaios videográficos de Godard.

Os encontros funcionam sobre o tripé aula-filme-textos:
· Aula: aula expositiva e debate com os alunos sobre o conteúdo em questão, pontuado pela exposição de fotos, desenhos, textos e trechos de filmes;
· Filme: exibição de trechos de longas-metragens chaves para o entendimento do conteúdo em questão;
· Textos: material didático, críticas ou artigos sobre o assunto discutido.

Referências bibliográficas:
1° Unidade: Trajetória da mise-en-scène em profundidade de campo:
1 - BAZIN, André. O cinema - ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
2 - BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Ed. Unicamp, 2013.
2° Unidade: Chang Cheh e a era maneirista:
3 - MAUÉS, Juliana Pinheiro. Chang Cheh e o cinema da força: Estudo estilístico a partir de dez filmes do diretor. Campinas: [s.n.], 2013.
3° Unidade: História(s) do Cinema segundo Jean-Luc Godard:
4 - RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica. Campinas: Papirus, 2013.

PROFESSOR: Miguel Haoni
Cineclubista, nascido em Belém do Pará. Fundador da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e do Coletivo Atalante, coordena o Cineclube do Serviço Social da Indústria no Paraná e ministra pelo Sesi oficinas de crítica e cineclubismo e minicursos de história e teoria do cinema. Colaborou na coletânea Cinemas de Horror da Editora Estronho, escreve para a Revista de Cinema HATARI!, e integra o cineclube da Cinemateca de Curitiba e do Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná.

Inscrições até 09 de setembro de 2015
Quando e onde? Dias 14, 16, 18, 21, 23, 25, 28 e 30 de setembro de 2015, das 19h às 22h, segundas, quartas e sextas-feiras.
Universidade Positivo - Câmpus Ecoville
(R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

Carga horária 24  oras
Investimento: 2 parcelas de R$ 78,00
Alunos da UP têm 30% de desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário