quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cineclube Sesi apresenta: "A Viagem dos Comediantes" de Theo Angelopoulos

No dia 17/01 o Cineclube Sesi retoma suas atividades com o filme "A Viagem dos Comediantes", abrindo o ciclo Theo Angelopoulos e a mise-en-scene moderna que contará ainda com os filmes "Um Olhar a Cada Dia" (dia 24/01) e "Vale dos Lamentos (dia 31/01). Sempre com entrada franca!


A Viagem dos Comediantes
"A Viagem dos Comediantes", de 1975, é um dos filmes centrais na cinematografia de Theo Angelopoulos. Representou ao mesmo tempo a consagração internacional e a consolidação do estilo. Nestes termos , o que já ensaiava em "Reconstituição" (1970) e "Dias de 36" (1972) atinge aqui a maturidade plena: os planos gerais que valorizam a inserção do homem na memória do espaço, os tempos mortos que impõem uma contemplação silenciosa, a encenação austera de movimentos socio-políticos e, sobretudo, o plano-sequencia como sintetizador de forças dramáticas e históricas.
Sendo um filme paradigmático de sua primeira fase (a do cinema político, ancorado na ética marxista), "A Viagem dos Comediantes" acompanha a deriva de uma trupe de atores pela Grécia contemporânea em três momentos: a Segunda Guerra Mundial, sob o domínio alemão; a Guerra Civil de 46-49, sob o domínio britânico; e a "abertura" de 52, sob o domínio militar. O tratamento elíptico da narrativa amalgama capítulos da História a uma base mito-simbólica na qual os conflitos pessoais são representações de dramas coletivos.
O lugar preponderante que ocupam no filme os planos de grupo e as canções patrióticas tradicionais são índices desta pretensão universalizante. Mas é a própria encenação dos comediantes que sustenta o mais pungente dos signos: para aqueles homens e mulheres o espetáculo da felicidade não se completa nunca, sendo eternamente interrompido pela brutalidade do tempo. Apesar de tudo, entretanto, o show (e a vida) tem que continuar.

Miguel Haoni
(Cineclube Sesi, 2013)

Serviço:
dia 17/01 (quinta)
excepcionalmente às 18h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA

Realização: Sesi
Apoio: Processo Multiartes

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário