sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cine FAP: "Kuroi Tayô", de Koreyoshi Kurahara

Cine FAP: CINEMA JAPONÊS MODERNO

O Cine FAP prossegue a exibição e debate de filmes japoneses. O cinema novo ou nouvelle vague japonesa, movimento de renovação estética e temática irmão dos cinemas novos do mundo todo nos anos 60, com filmes essenciais de Kurahara e Suzuki; e o cinema de gênero, dos filmes de artes marciais aos yakuza, com Lone Wolf and Cub, Fukasaku e Sailor Suit and Machine Gun.
 

Kuroi Tayô, excêntrico, delirante anti-buddy movie sobre um jovem andarilho japonês obcecado por jazz e um soldado americano juntos em fuga através de Tóquio, num laço crescente de choque cultural trágico e absurdo. Com música original do baterista americano Max Roach.

Serviço:

dia 16/11 (segunda-feira)
às 19 hs
no Auditório Antonio Melillo, na FAP - Faculdade de Artes do Paraná
(Rua dos Funcionários, 1357, Cabral)
ENTRADA FRANCA


*
Programação do ciclo:

06/11 A Rotina tem seu Encanto (Sanma no Aji, 1962) de Yasujiro Ozu (extraordinariamente na sexta-feira)

Um viúvo percebe que sua jovem filha não deve permanecer cuidando dele pelo resto da vida, procurando então arranjar para ela um casamento. Último filme do cineasta Yasujiro Ozu, sobre o mesmo tema de seu "Pai e Filha" (Banshun, 1949).

16/11 Black Sun (Kuroi Taiyô, 1964), de Koreyoshi Kurahara

Excêntrico, delirante anti-buddy movie sobre um jovem andarilho japonês obcecado por jazz e um soldado americano juntos em fuga através de Tóquio, num laço crescente de choque cultural trágico e absurdo. Com música original do baterista americano Max Roach.
23/11 A Marca do Assassino (Koroshi no rakuin, 1967), de Seijun Suzuki

Depois de fracassar em sua última missão, um matador de aluguel de terceira classe com fetiche por arroz fervente se torna o alvo de outro assassino.

30/11 Lobo Solitário II: O Andarilho do Rio Sanzu (Kozure Ôkami: Sanzu no kawa no ubaguruma, 1972), de Kenji Mizumi

Segundo filme da série baseada no mangá Lone Wolf and Cub. Ogami Itto, assassino de aluguel, acompanhado de seu filho pequeno Daigoro, enfrenta um grupo de mulheres ninja a serviço do clã Yagyu e precisa assassinar um traidor que planeja vender os segredos de seu clã ao shogunato.

07/12 Cops vs Thugs (Kenkei tai soshiki boryoku, 1975), de Kinji Fukasaku

Há duas famílias yakuza na cidade de Kurashima: os Kawade, que usam de contatos políticos para concretizar suas atividades, e os Ohara, que mantém aliança com a polícia local. Quando Hirotani, o chefão dos Ohara, usurpa dos Kawade um grande negócio, graças à ajuda de seu amigo da polícia Kuno, uma guerra começa. Ao mesmo tempo, os superiores de Kuno iniciam um desmancho da yakuza e ordenam que seus subordinados parem de se confraternizar com criminosos.

14/12 Sailor Suit and Machine Gun (Sêrâ-fuku to kikanjû, 1981), de Shinji Sômai

Adolescente no colegial herda, por linha sucessória, o comando de um clã yakuza.

*

Realização: Cine FAP

Apoio: Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário