O cinema de Rohmer passa ao largo do artificialismo. Ao mesmo tempo são filmes muito bem pensados e evitam ao máximo o improviso (tirando raríssimas exceções). Um cinema com uma proposta de se aproximar do cotidiano de suas personagens, sem com isso abrir mão de um rigor na construção e encenação das situações que ele apresenta.
Obs: Todos os filmes são de produção francesa.
05/11 - A Mulher do Aviador
1981
14 anos
101 minutos
François, um jovem que trabalha de noite num posto de correios, tem uma relação amorosa com Anne, que trabalha de dia, o que significa que raramente se encontram. Um dia, François vê sair de casa de Anne um homem vestido de aviador. Fica furioso e faz-lhe uma cena. Embora Christian, o aviador, já nada tenha com Anne, esta deixa que a suspeita se instale. Nesse dia, François, em vez de ir dormir, erra tristemente pelas ruas de Paris e encontra o seu rival sentado num café com outra mulher. Entretanto, trava casualmente conhecimento com Lucie, uma jovem estudante que rapidamente se torna cúmplice de François, quando este decide seguir o aviador e a estranha mulher que o acompanha.
12/11 - O Raio Verde
1986
14 anos
98 minutos
19/11 - O Amigo da Minha Amiga
1987
14 anos
103 minutos
Blanche acaba de se instalar em Cergy-Pontoise, onde ela é nomeada responsável administrativa da Prefeitura. Certo dia, ela conhece a alegre e simpática Léa que, ainda que não muito esportiva, é convencida por Blanche a acompanhá-la à piscina. Lá, encontram Alexandre, um conhecido de Léa, acompanhado de Adrienne, sua namorada no momento. Blanche encanta-se por este jovem engenheiro da EDF. Chegam as férias. Léa parte, Blanche fica e, por acaso, reencontra Alexandre e tenta se aproximar dele cuidadosamente, assim como de Fabien, o namorado de Léa.
26/11 - As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle
1987
14 anos
14 anos
99 minutos
Quatro episódios sobre o encontro de duas jovens mulheres completamente diferentes: uma da cidade, outra do interior. Elas começam a se conhecer e passam algum tempo juntas que é mostrado em quatro momentos: ‘a hora azul’, isto é, o encontro; ‘o garçom do café’, o período em Paris; ‘o mendigo, o cleptomaníaco e o trapaceiro’, o contato com a desilusão; ‘a venda de um quadro’, ou uma incontrolável aposta no silêncio.
Serviço:
Toda quinta
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
Realização: Sesi
Produção: Atalante
Serviço:
Toda quinta
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)
ENTRADA FRANCA
Realização: Sesi
Produção: Atalante
Nenhum comentário:
Postar um comentário