sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cineclube da Cinemateca: "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha

Neste sábado, dia 26, o Cineclube da Cinemateca apresenta "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, encerrando o ciclo "O western segundo Glauber Rocha".

Cineclube da Cinemateca apresenta:
"O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", de Glauber Rocha


Numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes (personagem de Deus e o Diabo na Terra do Sol) vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos, o início do duelo entre o dragão da maldade contra o santo guerreiro. Outros personagens vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças; um coronel com delírios de grandeza, um delegado com ambições políticas; e uma linda mulher, Laura, vivendo uma trágica solidão.


“Com relação a O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, eu quis fazer um western bastante objetivo, [...] Escolhi quatro ou cinco westerns que vi e revi para chegar a algumas conclusões. Eu vi Rio Vermelho, El Dorado e Rio Bravo. E disse a mim mesmo: é preciso retomar este espírito, estes gestos feitos em completa intimidade, como nos filmes de Hawks.”

Glauber Rocha, entrevistado pelos Cahiers du Cinéma.
Serviço:
dia 26/04 (sábado)

às 15h

na Cinemateca de Curitiba

(Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)

(41) 3321 - 3252

ENTRADA FRANCA


Realização: Cinemateca de Curitiba e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário