terça-feira, 18 de março de 2014

Cineclube Sesi: "Iracema, Uma Transa Amazônica"

Nesta quinta-feira, dia 20, o Cineclube Sesi apresenta "Iracema, uma Transa Amazônica", de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, seguindo a programação de março que contará ainda com "O Ataque do Presente Contra o Resto do Tempo", de Alexander Kluge, no dia 27.
Sempre com entrada franca!

Cineclube Sesi apresenta:  "Iracema, Uma Transa Amazônica", de Jorge Bodanzky e Orlando Senna

O Brasil é o país dos dilaceramentos. A realidade geopolítica é tão ancorada em disparidades que por vezes o brasileiro se surpreende com um país alienígena, que também é seu. Em 1974, uma equipe de filmagem resolveu mergulhar no desafio de construir uma narrativa tomando esta premissa como base, cujo resultado – o filme “Iracema, uma transa amazônica” – é talvez o trabalho mais inovador sobre os limites entre documentário e ficção já feito.
Paulo César Pereio e Edna de Cássia representam o abismo entre o “Brasil Grande” propagandeado pelo regime e a precariedade do povo que sobrevive à margem da ilusão de progresso. Orlando Senna desenvolve tal roteiro não numa escrita de ferro mas, sobretudo, no suor dos personagens.
Nesta perspectiva destaca-se, entretanto, o cine-olho de Jorge Bodanzky que ao resignificar a “realidade tomada de improviso” vertoviana dá novo sentido ao método da entrevista e das relações entre a equipe de filmagem e o universo registrado/representado.
Reexibir “Iracema” em Belém é oportunidade, não só para celebrar os 35 anos desta obra-prima, como também para reavaliarmos enquanto amazônidas o dilaceramento que abandona no meio da estrada, prostituído e banguela, este Brasil alienígena que sempre foi o nosso.
Miguel Haoni  (APJCC – 2009)

Serviço:

dia 20/03 (quinta)
às 19h30
na Sala Multiartes do Centro Cultural do Sistema Fiep
(Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico)


ENTRADA FRANCA
 


Realização: Sesi 
   
   (
http://www.sesipr.org.br/cultura/)
Produção: Atalante (http://coletivoatalante.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário