domingo, 30 de março de 2014

Poiesis: A Paixão Segundo G. H., com Lúcia Cherem

A Paixão Segundo G. H., 05/04, com Lúcia Cherem*, no Décimo Primeiro Andar da Reitoria (UFPR), Prédio Dom Pedro I (Das 14 às 18 horas).

A obra apresentada será "A Paixão Segundo G.H.", possivelmente o romance mais celebrado de Clarice Lispector. Neste livro, Clarice nos apresenta - através de seus intrincamentos linguísticos - o processo epifânico de G.H. ao defrontar-se com o desconhecimento que a constitui. Todo o percurso de G.H. rumo a si mesma se dá em um lugar supostamente conhecido por ela: um cômodo de seu apartamento. E aí entra o fator essencial do livro: o que se achava conhecido, torna-se o desconhecido e a necessidade de explorá-lo e de transformar essa exploração em narrativa converte o banal da limpeza em um quarto num profundo movimento de encontro com o próprio "ser". Assim, o que se dá no nível dos acontecimentos é apenas o fator desencadeador de uma reflexão profunda sobre o que ou quem se é. E as palavras se estabelecem de maneira paradoxal, pois são ao mesmo tempo a impossibilidade de se traduzir a experiência e também o único meio de fazê-lo. A famosa passagem do livro na qual G.H. come uma barata talvez seja o imponderável na condição humana: o encontro com o Real, sem possibilidade de tradução em palavras.

Texto de Diamila Medeiros.

O Poiesis é um evento de extensão da UFPR, organizado pelo Coletivo Atalante e sob a coordenação do professor Benito Rodrigues. Consiste em ciclos de palestras sobre grandes clássicos da literatura mundial, sendo tais palestras conduzidas por professores da UFPR, especialistas em tais obras. Por outro lado, este evento também faz parte de um esforço da universidade em abrir-se para a comunidade não acadêmica, fazendo circular um saber geralmente restrito ao público da academia. Todas as palestras ocorrem sábado à tarde, da 14 às 18 horas na Reitoria.
Estamos no segundo ciclo, O Romance (ver programação abaixo), que se propõe a explorar este gênero tão multifacetado e desafiador, que vem espelhando a humanidade e pondo a nu, sem reservas, seus aspectos mais belos e sórdidos. As obras selecionadas para este ciclo se encontram no plano dos textos de ruptura, que problematizam as delimitações deste gênero, que colocam seus leitores em estado de perda, que desconfortam, que fazem vacilar as bases históricas, culturais e psicológicas de todos aqueles que deles ousam se aproximar em demasia. São uma ameaça para a consistência de nossos gostos, valores e lembranças, pois fazem entrar em crise nossa relação com a linguagem.

Datas, obras e professores palestrantes:
22/02 - Ulysses, de James Joyce, com Caetano Galindo.
22/03 - O Processo, de Franz Kafka, com Paulo Soethe.
05/04 - A Paixão Segundo GH, de Clarice Lispector, com Lucia Cherem. 
26/04 - As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, com Ernani Fritoli.
17/05 - Madame Bovary, de Gustave Flaubert, com Sandra Stroparo.
07/06 - O Som e a Fúria, de William Faulkner, com Luci Collin. 
16/08 - Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, com Rodrigo Machado.
30/08 - O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, com Marcelo Sandmann.
13/09 - Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, com Marilene Weinhardt. 
27/09 - Satyricon, de Petrônio, com Rodrigo Gonçalves. 
25/10 - Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez, com Isabel Jasinski.
22/11 - Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, com Paulo Soethe. 

* Lúcia Cherem possui graduação em Letras Português - Francês pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2003) e com bolsa sanduíche na Universidade do Quebec, em Montreal, com uma tese sobre Clarice Lispector. Atualmente é professora de língua e literatura francesa da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura, língua estrangeira e literatura brasileira. Concluiu seu pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas, em agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário