sexta-feira, 15 de abril de 2016

Oficina de crítica cinematográfica: a crítica como poesia


Cinema é a arte das imagens em movimento. Como arte é o canal de expressão de homens e mulheres que concebem o mundo sob um prisma poético. Como imagens é o espelho da humanidade nos últimos 120 anos: suas ilusões, vergonhas, vitórias e medos projetados em 24 quadros por segundo. E como movimento é a música da luz, a montanha russa nas mais impressionantes paisagens do inconsciente.

Tudo isso, porém, quase sempre passa batido na nossa convencional fruição de filmes. A dieta viciada de audiovisual imposta pela grande e pequena indústria de imagens nos impede de observar o universo por trás dos "roteiros e atuações".

Nesse sentido a Oficina de Crítica Cinematográfica, ministrado por Miguel Haoni (do Coletivo Atalante), propõe, com a ajuda da História Contemporânea e da Filosofia da Arte, lançar outro olhar sobre o fenômeno audiovisual artístico.

A oficina pretende observar como diferentes cineastas concebiam a arte em contextos chave de sua história. A partir do debate crítico, leitura de textos e análise de filmes investigaremos de que maneira esta linguagem de imagens é tecida na construção de discursos e sensações, configurando parte fundamental de nossa experiência no mundo contemporâneo.

1° Unidade - A ética cinematográfica: O estudo da noção de que toda escolha técnica implica numa relação ética a partir dos filmes de Samuel Fuller;

2° Unidade - Critérios de exigência: A apreciação das estratégias do cinema na investigação do real e no encontro da beleza a partir do olhar da escola do MacMahon; 

3° Unidade - Novo cinema português: A análise da modernização do cinema português a partir das ideias e textos de João Bénard da Costa.

Serviço: Carga horária: 24 horas
dias 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12 e 13/05 (primeira quinzena de maio)
(de terça a sexta)das 19 às 22 horasno Núcleo Cine(Rua Belém, 888 - Cabral- Curitiba/PR)
Inscrições pelo email: coletivoatalante@gmail.com
Investimento: R$120,00
VAGAS LIMITADAS
Realização: Núcleo Cine e Coletivo Atalante

Nenhum comentário:

Postar um comentário